OBRAS DE REFORMA DO SEMINÁRIO MAIOR SÃO INICIADAS APÓS MOBILIZAÇÃO DE TODA A DIOCESE
Após mais de duas décadas de funcionamento sem grandes intervenções estruturais, o Seminário Maior Imaculada Conceição, localizado em Campinas (SP), iniciou neste mês as tão esperadas obras de reforma. A instituição acolhe os seminaristas nas etapas do Discipulado (filosofia) e da Configuração (teologia) e nunca havia passado por uma reforma completa desde sua inauguração em 1998.
A necessidade de melhorias já era sentida há anos, motivada pelo desgaste natural do tempo e pelas novas exigências estruturais e formativas. Entretanto, somente após três anos de intensas conversas, reuniões e planejamentos, foi possível reunir as condições necessárias para o início da obra.
A reforma, confiada à empresa Ateliê Arte e Restauro Juarez Oliveira LTDA, é ampla e abrangerá toda a estrutura do seminário. O investimento estimado gira em torno de R$ 2.200.000,00, valor que compreende mão de obra e materiais. A quantia está sendo viabilizada por meio do esforço conjunto das paróquias da Diocese, que estão colaborando para tornar possível essa importante obra.
Segundo o ecônomo Pe. Edilson Arlindo da Rocha, esta é uma missão que envolve todo o Povo de Deus: “A formação dos futuros pastores não é responsabilidade apenas da reitoria ou da equipe formativa, mas de toda a Igreja diocesana. Ao contribuirmos com esta reforma, estamos investindo diretamente na qualidade do pastoreio que nosso povo receberá no futuro.”
A previsão é de que as obras durem aproximadamente um ano. Enquanto isso, os seminaristas estarão alojados em um espaço provisório alugado, também situado em Campinas, onde darão continuidade às atividades formativas.
O reitor do seminário Pe. João Maria da Silva expressou sua alegria e gratidão: “Estamos vivendo este momento como um verdadeiro tempo de graça. Reformar um seminário é também renovar o nosso compromisso com a formação integral e sólida de nossos futuros sacerdotes.”
A obra no Seminário Maior Imaculada Conceição é, sem dúvida, um marco para a Diocese de Bragança Paulista na celebração de seu centenário e reforça o compromisso da Igreja particular com a formação presbiteral, garantindo melhores condições para aqueles que, um dia, serão instrumentos de evangelização, serviço e comunhão no coração das comunidades.