DIOCESE MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO DOS 40 ANOS DA CATEQUESE RENOVADA

DIOCESE MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO DOS 40 ANOS DA CATEQUESE RENOVADA

POSTADO EM 05 de Setembro de 2023

DIOCESE MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO DOS 40 ANOS DA CATEQUESE RENOVADA


O encontro "Catequese Renovada – 40 anos", realizado de 1 a 3 de setembro em Aparecida (SP), foi um evento de profunda reflexão e um chamado à renovação da fé, assim como ao compromisso com a missão evangelizadora de Cristo.

Nossa Diocese se alegra por ter sido representada pelo Padre Edson Magalhães, Assessor Diocesano para a Animação Bíblico-Catequética.

Ele compartilha conosco um resumo da experiência enriquecedora vivida ao longo desses três dias de encontro, que reuniu mais de mil catequistas.

“A caminhada de iniciação à vida Cristã tem como objetivo primeiro e único formar discípulos e missionários no seguimento de Jesus de Nazaré, antes de ser um momento de encontro é um processo pelo qual o homem e a mulher, ao ingressar nesse processo, deve sair transformando e decidido pelo projeto do Reino de Deus.

Não se trata de uma caminhada nova ou uma atualização do que Jesus nos ensinou, mas é fazer exatamente o que ele nos ordenou, a saber, ele reuniu, formou, educou e enviou. Assim deve ser nossa caminhada catecumenal, entendendo a catequese como uma servidora da iniciação.

Ao longo deste encontro nacional, experimentamos inúmeras trocas de experiências trazidas por nossos irmãos e irmãs que, de maneira brilhante, nos iluminou nesse processo de compreensão, agora devemos levar para nossas dioceses o ardor deixado por Jesus exatamente como no episódio dos discípulos de Emaús, leitura inicial neste encontro, caminhamos durante esses dias e nossos corações arderam quando Ele nos falava, poderíamos pedir para Ele ficar conosco, mas já sabemos que Ele está e que não quer que fiquemos, seu desejo é que sigamos e anunciemos seu amor em nossas realidades diocesanos e paroquiais.

Levaremos a certeza de que não estamos sozinhos, somos um número expressivo de catequistas e sabemos quem caminha conosco.

Deus abençoe nossa catequese, Deus abençoe nossos bispos, padres, diáconos e nossos amados catequistas que com grande esforço trabalham incansavelmente nessa messe que não é nossa, mas daquele que nos chamou.”

(Pe. Edson Magalhães)


Image titleImage titleImage title

Image title

Image title




© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil