Homilia na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria

Homilia na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria

POSTADO EM 08 de Dezembro de 2023

Image title


Homilia na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria

Catedral Diocesana – Bragança Paulista (SP)

8 de dezembro de 2023


“...Alegra-te, cheia de graça...” (Lc 1, 28)


                      Irmãos e Irmãs!

                      Toda a beleza e grandeza desta celebração se encontram nas palavras que o mensageiro de Deus dirigiu à jovem de Nazaré: “... Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor está contigo...” (Lc 1, 28). 


                    “Alegra-te”. “Isso é a primeira coisa que Maria escutou de Deus e que hoje somos chamados a escutar. Falta alegria entre nós, na Igreja, como já disse o Papa Francisco. Com frequência nos deixamos contagiar pela tristeza de uma Igreja envelhecida e cansada. Jesus parece não ser mais Boa Notícia. Não sentimos alegria de ser seus seguidores. Quando não há alegria, a fé perde o frescor, a cordialidade desaparece, a amizade entre os que creem esfria. Tudo fica mais difícil. É urgente despertarmos a alegria em nossas comunidades e recuperarmos a paz que Jesus deixou para nós como herança.


                     “O Senhor está contigo”. Não é fácil a alegria na Igreja hoje. Alegria que só pode nascer da confiança em Deus. Não somos órfãos. Ele é Deus conosco, e à ele invocamos cada dia como Pai que nos acompanha, nos defende e busca sempre o bem de todo ser humano. Ele está sempre conosco”. Cultivemos a alegria. (A Boa Notícia de Jesus. José Antonio Pagola). 


                      Em meio aos desafios do cotidiano, e, sobretudo das contradições que o homem e a mulher vivenciam dentro de si e à sua volta, o mistério da Imaculada Conceição confirma que a graça é maior que o pecado, que a misericórdia de Deus é mais poderosa que o mal, e é ele que o transforma o mal em bem. 


                      Todos os dias experimentamos o mal que se manifesta de muitos modos nas relações e nos acontecimentos, cuja a raiz se encontra no coração humano, um coração ferido, doente e que não pode curar-se a si mesmo. 


                       A Sagrada Escritura revela-nos que na origem do mal está a desobediência à vontade de Deus, a autossuficiência, o querer competir com Deus, ocupar o seu lugar e que a morte ganhou domínio porque a liberdade humana cedeu à tentação do Maligno. 


                    O mais importante é a experiencia de um Deus que não falta ao seu desígnio amoroso. Ele jamais fracassa ou poderá fracassar. Através de um caminho de reconciliação longo e paciente, preparou a Aliança nova e eterna, selada no sangue do seu Filho que, para oferecer-se a si mesmo em expiação, “... nasceu de uma mulher...” (Gl 4,4). 


                           Dessa maneira, na mãe de Cristo e nossa mãe, realizou-se perfeitamente a vocação de cada ser humano – a nossa vocação. “Também a nós é concedida a ‘plenitude da graça’, que devemos fazer resplandecer em nossa vida, porque ‘o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo – escreve São Paulo – nos abençoou com toda espécie de bênçãos espirituais... Foi assim que ele nos escolheu... Antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis... Predestinou – nos a ser adotados como seus filhos’ (Ef 1, 3-5). 


                       Irmãos e irmãs, a presente festa da Imaculada Virgem Maria, nossa amada Padroeira, ilumina como um farol o tempo do Advento, tempo de vigilante e confiante expectativa do Salvador, que veio na condição humana, virá na sua glória, e vem cada dia nos gestos de amor e de bondade que realizamos. Tempo de oração e de contemplação. Tempo de silenciar, tempo de voltar-nos mais para o nosso interior. Enquanto caminhamos, olhemos para Maria que “brilha como sinal de esperança segura e de consolação aos olhos do Povo de Deus peregrino” (Lumen Gentium n. 48).

                          O ensinamento da Igreja nesta Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, expressa a certeza de que as promessas de Deus se realizaram, que a sua aliança é para sempre e produziu uma raiz santa da qual germinou o fruto abençoado de todo o universo, Jesus, o Salvador. A Imaculada Conceição demonstra que a graça é capaz de suscitar uma resposta, e que a fidelidade de Deus sabe gerar uma fé verdadeira, generosa e comprometida com bem. 

Ao constatar a alegria e o envolvimento de toda a nossa Diocese rumo ao seu centenário, em 2025, alegramo-nos com Maria. Chegamos até aqui, e com ela continuamos o caminho, dando graças pelas maravilhas já realizadas. Amém.


† Sérgio, 

Bispo Diocesano


© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil