PRECIOSA E INSUBSTITUÍVEL MISSÃO.

POSTADO EM 28 de AGOSTO de 2015

PRECIOSA E INSUBSTITUÍVEL MISSÃO.

Durante o mês de agosto, como já recordado nos últimos artigos, a Igreja propõe reflexão sobre a vocação fundamental de todo ser humano à filiação divina e, dentro dela, a vocação específica que cada um vai descobrindo e escolhe durante a vida. Uns caminham para a constituição da família, outros abraçam o ministério sacerdotal, outros decidem viver em comunidades de vida consagrada. Recordei que os cristãos que não assumem o ministério ordenado ou a vida em ordens religiosas, chamados de leigos e leigas, vivem sua missão no dia a dia da vida familiar, do exercício profissional, na política, na economia, etc. Há, contudo outro campo, extremamente importante, e que depende em grande parte da presença dos leigos. Parte das estruturas da comunidade de fé. É o campo vasto da catequese. Este campo tem por finalidade ajudar à formação e fundamentação da fé. É verdade que os rudimentos da fé devem ser recebidos no interior da vida familiar. É no colo do pai e da mãe que as crianças vão se familiarizando com a existência de Deus e com a pertença a uma determinada comunidade. Nesta, com o passar dos anos, recebem aprofundamentos de preparação aos sacramentos. Com a maturidade vão discernindo caminhos buscam maior compreensão da própria identidade religiosa. Nas comunidades temos um leque de catequeses: a preparação ao Batismo, à Crisma, à Eucaristia, ao Matrimônio. Temos formações para os jovens, os casais, os adolescentes. Temos as chamadas Escolas da Fé e mais um bom número de atividades que propõem a conscientização para um testemunho qualificado no dia a dia. No âmbito desse tema gostaria de estimular aos leitores a rever seu posicionamento quanto à possibilidade de dar um pouco de seu tempo para alguma catequese. Todas as comunidades carecem de mais pessoas que de disponham a servir. Os nossos tempos acelerados e que estimulam a estar sempre ocupados têm criado dificuldades para que mais gente escute os apelos de Deus e das comunidades. Constato, por exemplo, que ainda muitos pais querem que seus filhos se preparem à primeira Eucaristia, mas são poucos os que se envolvem com as caminhada das crianças na Igreja. Se quiséssemos ser rigorosos poderíamos afirmar que é dos pais o serviço de preparar seus filhos, ao menos nos sacramentos da Eucaristia e Crisma. No entanto se tem a realidade de crianças que vêm para a catequese totalmente alheias a qualquer rudimento da fé. Sem contar aquelas cujos pais não têm nenhuma participação. Fica aqui um apelo: conversem com os padres de sua comunidade, com os catequistas que estão na ativa. Ofereçam-se para colaborar. Garanto que enriquecendo as comunidades ficarão ainda mais enriquecidos! Não posso terminar estas linhas sem agradecer aos catequistas. Eles e elas são testemunhas do amor de Deus pelo seu povo. A sua dedicação, por anos a fio, é exemplo vivo do Cristo que veio para servir. Os catequistas são presença preciosa no meio das comunidades. Sem eles pouco se poderia fazer. Que saibam da nossa admiração e gratidão. E que seu exemplo seja semente para que tenhamos uma florada de pessoas que aceitem o convite do Senhor: “Vem e segue-me”!