A missão de viver a vocação para o Amor.

A missão de viver a vocação para o Amor.

POSTADO EM 04 de Outubro de 2016

   Por: Pe. José Antonio BoaretoImage title

            A Igreja chama o mês de outubro de mês missionário e ele se inicia dia 01 na Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus. Teresinha é considerada a padroeira das Missões. Sua vida é bem curiosa. Sendo padroeira das missões nunca saiu do Convento do Carmelo e sempre viveu atrás de uma cela.

            Como pode ela ser considerada a padroeira das Missões? Nunca foi a uma terra de Missão? Quando lemos o Diário de uma alma, sua autobiografia, então é possível compreender.

            Assim ela narra para a madre superiora o sentido da sua vocação:

            “Compreendi também que o amor de Nosso Senhor se manifesta tanto na alma mais simples, que não coloca nenhuma resistência a sua graça, quanto na alma mais sublime. É próprio do amor abaixar-se. Se todas as almas se parecessem às dos santos doutores que iluminaram a Igreja
com a luz de sua doutrina, parece que Deus não teria que se abaixar bastante para vir a seus corações. Mas criou a criança, que nada sabe e só balbucia fracos gemidos, criou o pobre selvagem, que só tem a lei natural para guiá-lo. E também a seus corações ele se abaixa! São suas flores campestres, cuja simplicidade o encanta...
Assim se abaixando, Deus mostra sua grandeza infinita. Assim como o sol ilumina os cedros e cada florzinha, como se somente ela existisse sobre a terra, da mesma forma Deus cuida pessoalmente de cada alma, como se não existisse outra além dela. E assim como na natureza todas as estações estão de tal modo organizadas que no momento certo se abre até a mais humilde margarida, da mesma forma tudo concorre para o bem de cada alma".

            O amor de Deus se manifesta tanto na alma mais simples que não coloca resistência a sua graça, quanto na mais sublime. Ensina-nos Santa Teresinha do Menino Jesus: É próprio do amor abaixar-se.

            Se as almas fossem como a dos santos e doutores que se deixam iluminar pela luz da doutrina parece que Deus não teria que abaixar-se tanto, mas ele criou a criança que nada sabe e o pobre selvagem que só tem a lei natural para guiá-lo.

            Poderíamos dizer que se trata de um trecho de um texto preconceituoso, onde pessoas são classificadas de acordo com a condição de suas almas, umas mais simples outras mais nobres.

            Contudo não é isto o que ela quer dizer. O que está a nos ensinar é algo bem mais simples e profundo. Deus se abaixa porque ama. O movimento do seu amor é abaixar-se até os corações, seja uma alma que vive na ignorância que nada sabe ou mesmo selvagem.

            Continua ela: Deus cuida pessoalmente de cada alma, como se não existisse outra além dela. Compara Deus ao sol que ilumina cada florzinha, cuidando, desde o início, quando ainda uma pequena semente, que vai se abrir e florir no momento certo. Assim tudo concorre para o bem de cada alma.

            Assim se abaixando, Deus mostra sua grandeza infinita. Santa Teresinha faz uma experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo que a faz vivenciar uma nova realidade. A graça da união com Jesus. Descobre ela que sua vocação é ser o amor.

            No coração da Igreja, Minha Mãe, serei o Amor então serei tudo. Esta afirmação está muito longe de qualquer desejo pretensioso, antes a realização do sentido da sua vida, ou seja, viver para o Amor.

            O coração de Santa Teresinha do Menino Jesus era semelhante ao de Jesus, pois era capaz de amar qualquer pessoa como Ele. Ela também será grande, embora pequena e ainda ensinou o caminho para viver o amor, a busca da pequena via da infância espiritual.

 Santa Teresinha do Menino Jesus é a padroeira das Missões sem nunca ter ido a uma terra de missão. Sua vida foi toda missionária pois ela viveu a busca fundamental a ser feita. Abrir o coração sem resistência para que Deus se abaixe até ele e te faça experimentar o seu amor e assim como Santa Teresinha do Menino Jesus também nós possamos dizer: O amor é tudo!

Envolvidos pelo amor de Deus experimentamos desde já a realidade do céu aqui. O céu é o Reino definitivo da Justiça, Paz e o Amor. E nossa missão aqui é viver a vocação para o amor procurando como Santa Teresinha do Menino Jesus passar o céu na terra.

Sejamos missionários e missionárias! Levemos as pessoas o amor de Deus que é tudo. Abaixemos até os corações, vivamos deste movimento próprio do amor buscando ser testemunhas da misericórdia de Deus.

Sem impor a fé a ninguém, como nos ensina Santa Teresinha do Menino Jesus, confiando e esperando em Deus que cuida de toda alma, o momento que ela irá desabrochar.

Ao missionário e missionária cabe a paciência, humildade e singeleza., o cuidado com cada pessoa, com cada alma, e a certeza de que tudo concorre para o bem delas mesmas.

Evangelizar é viver a vocação para o Amor. É ir ao encontro das pessoas mas motivado primeiramente pelo Amor experimentado do Deus que se abaixou ao coração do missionário e que o faz envolvido em seu Amor querer também abaixar-se aos corações dos outros para amá-los.

E não tem que escolher o coração, Deus se abaixa a todo coração. É preciso acreditar, é preciso sentir, o quanto o amor de Deus nos envolve por inteiro e nos faz desejar viver procurando ser no coração da Igreja, eu diria, no coração do Mundo, ser o Amor e assim ser tudo. Sem pretensão alguma, simplesmente amemos porque amar é tudo!


© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil