Catequista paulista será instituída no Ministério durante Assembleia Geral

Catequista paulista será instituída no Ministério durante Assembleia Geral

POSTADO EM 11 de Abril de 2024

Image title


Fortemente marcada por momentos de oração (expressão da sintonia dos bispos do Brasil com o Papa Francisco e a preparação para o Jubileu 2025), a 61 ª edição da Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) viverá outro singular momento de comunhão ao instituir no ministério de Catequistas agentes de todo o país em Missa que será celebrada no sábado, 13 de abril, às 7h, no Santuário Nacional de Aparecida. 



A catequista Maria Aparecida de Jesus Ventura, da Arquidiocese de Aparecida, será a representante do Regional Sul 1 da CNBB na celebração. “A sensação é de alegria por ter sido surpreendida por Deus. Também de muita gratidão por esse reconhecimento pelo serviço prestado à Igreja que amo e a qual pertenço. Gratidão ao meu bispo, dom Orlando Brandes, e aos demais bispos por confiar a mim esse ministério”, disse Maria Aparecida. Confrontada com uma realidade difícil, a leiga disse sim à missão. “Ver a dificuldade de se conseguir catequistas para adultos me levou a aceitar o convite”, partilhou. Desde 1998 servindo na Paróquia São Roque, Maria Aparecida disse ter perdido as contas de quantos irmãos e irmãs catequizou. 



Em mais de 20 anos de atuação, a agente de pastoral se diz satisfeita por servir nas três dimensões catequéticas. “São experiências diferentes no Batismo, Crisma e Eucaristia. Elas só fizeram aprimorar meus conhecimentos e aumentar meu amor pela Catequese”, disse a líder que hoje também atua na coordenação arquidiocesana do segmento em comunhão com a equipe de coordenadores das dimensões e com as lideranças das 19 paróquias que compõe a Arquidiocese de Aparecida. “Foram muitas conversões que presenciei e as mudanças na vida desses catequizandos. Tudo isso só fez aumentar a minha fé na Palavra de Deus”, destacou Maria Aparecida ao testemunhar a perseverança na missão. “Saber que eu fui a mediadora disso é inexplicável”, concluiu a leiga que será instituída no Ministério de Catequista. 



TESTEMUNHO 

O Papa Francisco instituiu o Ministério de Catequista a partir do Motu Proprio “Antiquum ministerium”, em 10 de maio de 2021. “Fidelidade ao passado e responsabilidade pelo presente são as condições indispensáveis para que a Igreja possa desempenhar a sua missão no mundo”, escreveu o Santo Padre na oportunidade. 



A Missa com a instituição do ministério de Catequista, no trânsito da AG, acontecerá no sábado, 13 de abril, às 7h, no Santuário Nacional de Aparecida. O gesto seguirá o Rito estabelecido pela Congregação para o Culto Divino e irá conferir o ministério a catequistas dos 19 regionais da CNBB; sendo profundamente marcado pelo caráter vocacional. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB e do Regional Sul 1, ou pela Rede Aparecida de Comunicação.



Texto 

Pascom / Regional Sul 1 - CNBB 



Fotos 

Acervo / Maria Aparecida de Jesus Ventura



Image title


Image title

Image title


© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil