REUNIÃO AMPLIADA DA COORDENAÇÃO DE PASTORAL DESTACA A PERSPECTIVA DE PERIFERIAS NO PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO

POSTADO EM 13 de Dezembro de 2023

Na manhã do último sábado, dia 09 de dezembro, o Instituto Educacional Santa Terezinha (IEST), em Bragança Paulista, foi palco da Reunião Ampliada da Coordenação Diocesana de Pastoral. O encontro contou com a participação de coordenadores e assessores de pastorais, movimentos e serviços diocesanos, seminaristas, além do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Alexandre Oliveira Nascimento, e do bispo diocesano, Dom Sérgio Aparecido Colombo.

A pauta da reunião foi iniciada com a apresentação do tema "A perspectiva de periferias no pontificado do Papa Francisco" pelo coordenador de pastoral, Pe. Alexandre. Em um discurso que buscou refletir sobre os ensinamentos do Santo Padre, a abordagem do tema destacou a importância de direcionar o olhar e as ações pastorais para as periferias, tanto geográficas quanto existenciais, em consonância com a visão do pontífice.

Na sequência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, proporcionando um ambiente propício para a troca de ideias e aprofundamento das reflexões propostas. Esse momento de partilha e discussão contribuiu para a um olhar abrangente sobre a necessidade de estratégias e ações práticas alinhadas com a perspectiva de periferias apresentada.

Após os trabalhos em grupo, Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo diocesano, teve a palavra, destacando a importância do comprometimento de todos na missão evangelizadora da Igreja. O bispo ressaltou a necessidade de uma abordagem sinodal, onde a participação ativa de todos os membros da comunidade eclesial é fundamental para responder aos desafios do tempo presente.

Durante todo o encontro, os presentes tiveram a oportunidade de manifestar suas percepções e sugestões, promovendo um diálogo aberto e fraterno. A abertura para a expressão das diferentes vozes fortaleceu o sentido de comunhão e colaboração entre os membros da diocese.

A reunião encerrou-se com alguns avisos e um momento de confraternização durante o almoço. A participação de todos foi reconhecida como fundamental para a construção de uma igreja sinodal, comprometida em evangelizar os desafios do tempo presente, na escuta do Espírito Santo e na oração.