DIOCESE DE BRAGANÇA PAULISTA COMPLETA 98 ANOS DE CRIAÇÃO

POSTADO EM 25 de Julho de 2023

DIOCESE DE BRAGANÇA PAULISTA COMPLETA 98 ANOS DE CRIAÇÃO

A Diocese de Bragança Paulista é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado de São Paulo.

O território da diocese situa-se no norte da região metropolitana da cidade de São Paulo, fazendo divisa com o estado de Minas Gerais, pela Serra da Mantiqueira.

Sua sede é o município de Bragança Paulista, cidade episcopal desde o ano de sua criação.

Em 24 de julho de 1925, o papa então reinante, Pio XI, pela bula Ad Sacram Petri Sedem, cria a diocese de Bragança no Brasil.

O seu território, em quase toda a extensão, foi tirado da Arquidiocese de São Paulo e, em parte, da então Diocese de Campinas, da qual Bragança tornou-se diocese sufragânea em 1958, com a criação da Província Eclesiástica de Campinas.

Atualmente a Diocese de Bragança Paulista compreende dezoito municípios, com sessenta e seis paróquias e quatro áreas pastorais, num território de 4.400 quilômetros quadrados.

Desde a sua criação, a diocese foi governada por seis bispos diocesanos e um administrador apostólico.

No dia 6 de dezembro de 2009, tomou posse o sexto e atual bispo, Dom Sérgio Aparecido Colombo.

A Diocese completa hoje 98 anos, os trabalhos rumo ao centenário já vêm acontecendo e a grande comemoração acontecerá em 2025.

Parabéns, rogamos a Imaculada Conceição do Jaguari continue intercedendo por toda Diocese de Bragança Paulista.