Dom Sérgio Aparecido Colombo

POSTADO EM 25 de Fevereiro de 2017

Biografia de Dom Sérgio Aparecido Colombo

“Sicut qui Ministrat"

"Como aquele que serve"  (Lc 22,27)

Nascido na cidade de Cajobí, Estado de São Paulo, aos 29 de agosto de 1954, filho de Antônio Colombo e Natalina Fiorotto Colombo, Dom Sérgio Aparecido Colombo deixou sua terra natal aos seis anos de idade para viver com seus pais na cidade de Americana – SP, onde cultivou o

desejo que já trazia no coração de consagrar-se inteiramente a Deus.

Cursou o primário no Colégio Divino Salvador, em Americana -SP, e o primeiro e segundo graus no Instituto de Educação Estadual Presidente Kennedy, também em Americana. Ingressou no Seminário Arquidiocesano da Imaculada Conceição, em Campinas-SP, no ano de 1974, onde cursou a Filosofia. Paralelamente cursou dois anos de Serviço Social (teoria) na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Em 1977 iniciou o curso de Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP. Convalidou o curso de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga, em São Paulo. Foi ordenado Diácono em 1º de junho de 1979, e sua ordenação presbiteral ocorreu no dia 06 de agosto de 1980, na 19h30 - Paróquia do Senhor Bom Jesus de Americana, onde viveu grande parte da sua vida cristã. Após ser ordenado padre, exerceu os seguintes ministérios: Pároco nas 19h30 - Paróquias do Senhor Bom Jesus (1980-1982) e São Manoel (1983-1987), ambas em Leme-SP; Auxiliar na 19h30 - Paróquia de Santa Cruz, em Santa Cruz da Conceição-SP (1983-1984); Vigário Episcopal na Diocese (1985-1987) na Região Centro Norte (1994-1996) e na Região Centro; Diretor Espiritual dos alunos de Teologia no Seminário Diocesano (1986-1988) e dos alunos de Filosofia (1993-1995); Coordenador Diocesano de Pastoral (1988-1993); Orientador da Pastoral dos Seminaristas (1996-1997) e, por dez anos, Mestre de Cerimônias do Sólio Diocesano.

Ao longo do exercício do Ministério participou de cursos de extensão universitária nas áreas de Parapsicologia e Religião, no Centro Latino Americano de Parapsicologia, Liturgia e Pastoral. Depois de mais de 20 anos de vida sacerdotal atuando na província de Campinas, Dom Sérgio foi eleito pelo Papa João Paulo II, no dia 10 de outubro de 2001, Bispo auxiliar de São Carlos-SP. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 06 de janeiro de 2002, em Americana, tendo iniciado seu Ministério Episcopal em 1º de fevereiro de 2002. Quando nomeado Bispo, Dom Sérgio exercia o Ministério de Pároco em Iracemápolis-SP, Diocese de Limeira (1988-2001), e era membro do Conselho Episcopal, do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores, Vigário Geral da Diocese, colaborador na Escola Diocesana de Teologia e Secretário das reuniões dos Senhores Bispos do Sub-Regionalde Campinas. No dia 3 de dezembro de 2003 foi nomeado Bispo Titular da Diocese de Paranavaí, cuja Posse Canônica deu-se no dia 1º de fevereiro de2004.

Em 16 de Setembro de 2009, o papa Bento XVI, aceitando a renúncia de D. José Maria Pinheiro do governo da Diocese de Bragança Paulista, nomeou Dom Sérgio para sucedê-lo.

O seu Lema Episcopal é "Sicut Qui Ministrat" ("Como aquele que serve"), extraído do capítulo 22 do Evangelho segundo Lucas, indicando o sentido da vocação assumida por Dom Sérgio: o serviço à Igreja de Jesus Cristo e a disponibilidade para a construção do Reino de Deus.

Em 6 de dezembro de 2011 recebeu o título de Cidadão Bragantino, outorgado pela maioria absoluta de edis da colenda Câmara Bragantina.

Paróquias Bispo - Paróquia Nossa Senhora da Conceição / Sé Catedral - Bragança Paulista
Ordenação Sacerdotal 06 de AGOSTO de 1980
Nascimento 29 de AGOSTO de 1954