Dom José Maria Pinheiro (Bispo Emérito)

POSTADO EM 21 de Março de 2017

Dom José Maria Pinheiro

(Nazaré Paulista, 31 de julho de 1938) é um sacerdote católico brasileiro, quinto bispo diocesano e atual bispo emérito de Bragança Paulista.

Estudos

Realizou seus primeiros estudos na sua terra natal. Ingressou no Seminário Metropolitano de São Roque, na Arquidiocese de São Paulo, e depois nos Seminários de Aparecidae Central do Ipiranga (Filosofia e Teologia). Fez mestrado de Teologia no Institut Catholique de Paris, na França. Além desses estudos, cursou Direito na Faculdade de Direito de Guarulhos, complementação Filosófica em Mogi das Cruzes, Catequese em Bruxelas, na Bélgica, e Pastoral Social no IBRADES, no Rio de Janeiro, ocasião em que desenvolveu importante trabalho junto à população menos favorecida daquela cidade.

Presbiterado

Foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Agnelo Rossi, arcebispo de São Paulo, em 27 de dezembro de 1964, na igreja de Nossa Senhora da Salete, em São Paulo, sendo incardinado à Arquidiocese.

Atividades antes do episcopado

De 1965 a 1974, foi vigário-cooperador nas paróquias paulistanas de Nossa Senhora da Consolação, Santa Zita e Santuário de Nossa Senhora da Penha, e Pároco na Paróquia de Santo Estevão, Engenheiro Goulart e Vila Nova Iorque. Também foi vigário-cooperador na Paróquia de Saint Joseph, em Paris. Em 1975, foi Pároco de Nazaré Paulista, na Diocese de Bragança Paulista. Ainda em São Paulo, foi Chanceler do Arcebispado e Capelão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Paissandu. Foi missionário na Prelaziade Itacoatiara, no Amazonas (1976-1980), onde também foi Vigário-geral. Retornou a São Paulo, onde foi Vice-Chanceler da Arquidiocese (1982-1984). Foi sub-secretário daConferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 1984 a 1990. Tendo ido para a Diocese de Guajará-Mirim,Rondônia, foi Vigário-geral e Vigário Episcopal da RegiãoColorado (1993-1996). Foi agraciado pelo Papa João Paulo II, com o título deMonsenhor, na dignidade de Capelão de Sua Santidade.

Episcopado

A 12 de fevereiro de 1997, foi escolhido Bispo Titular de Cabarsussi, com função de Bispo-Auxiliar de Guajará Mirim, Rondônia. A 19 de abril de 1997, foi ordenado bispo na sua cidade natal, tendo por sagrante principal Dom Geraldo João Paulo Verdier, bispo diocesano de Guajará Mirim, e como consagrantes: Dom Jorge Eduardo Marskell SFM,prelado de Itacoatiara, e Dom Bruno Gamberini, então bispo diocesano de Bragança Paulista.

Atividades no Episcopado

Já sagrado bispo, continuou como Vigário-geral da Diocese de Guajará Mirim, Vigário Episcopal da Região Colorado, naquela mesma diocese. Foi presidente da Regional Norte – I da CNBB e da Regional Noroeste. A 6 de agosto de 2003, foi transferido para a Arquidiocese de São Paulo, como bispo auxiliar na região do Ipiranga. A 9 de março de 2005, o Papa João Paulo II promoveu-o, nomeando-o para a sede vacante de Bragança Paulista, onde se tornou o quinto bispo diocesano, tomando posse no dia 8 de maio daqueleano. Em 16 de setembro de 2009, tornou-se bispo emérito de Bragança Paulista. Atualmente, reside em Pontoise, onde exerce função de Vigário Paroquial.

Sucessão

Na Diocese de Bragança Paulista, Dom José Maria Pinheiro foi o quinto bispo, sucedendo a Dom Bruno Gamberini.

Posse 08 de Maio de 2005
Posse fim 19 de Setembro de 2009