Dom Antônio Pedro Misiara ( in memoriam)

POSTADO EM 21 de Março de 2017

Dom Antônio Pedro Misiara ( 1917-2004)

foi um sacerdote católico brasileiro, terceiro bispo de Bragança Paulista. Era filho de João Pedro Misiara e de Ana José Misiara, imigrantes libaneses, católicos do rito maronita.

Estudos

Realizou seus primeiros estudos na sua terra natal. Ingressou no Seminário Menor deBotucatu, onde permaneceu de 1931 a 1936. Licenciou-se em Filosofia e Teologia, pelaPontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde também fez a pós-graduação em Direito Canônico. Permaneceu em Roma de 1936 a 1945.

Presbiterado

Foi ordenado sacerdote, em 24 de abril de 1943, na Arquibasílica de São João Latrão, em Roma, tendo antes pedido dispensa do rito maronita para adoção do rito latino. Foi incardinado à então Diocese de Sorocaba.

Atividades antes do Episcopado

De volta ao Brasil, Dom José Carlos de Aguirre, então bispo de Sorocaba, o nomeou reitor do Seminário Menor de São Carlos Borromeu, naquela cidade; tendo exercido este cargo de 1945 a 1954. A 3 de janeiro de 1950, foi criado Monsenhor Camareiro Secreto, pelo Papa Pio XII. A 8 de dezembro de 1954, foi feito cônego do cabido da catedral deSorocaba. Foi professor e diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, professor e diretor da ‘’Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba’’ (1951-1960), ocasião em que dirigiu o jornal ‘’Mensageiro Diocesano", também de Sorocaba. A 26 de março de 1967 passou a ser o reitor do Seminário Filosófico de Sorocaba. Foi um dos fundadores, professor e diretor administrativo da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1951-1973), em Sorocaba. Também foi reitor do Seminário Central da Imaculada Conceição, no Ipiranga, em São Paulo (1974-1976), tendo ainda exercido muitos outros cargos acadêmicos.

Episcopado

A 27 de outubro de 1976, foi escolhido bispo diocesano de Bragança Paulista, em razão da renúncia de Dom José Lafayette Ferreira Álvares. A 10 de dezembro de 1976, foi sagrado bispo, na sua catedral de Sorocaba, tendo por sagrante principal Dom Carmine Rocco, então Núncio Apostólico no Brasil, e como consagrantes: Dom José Lafayette Ferreira Álvares, bispo emérito de Bragança Paulista, e Dom José Melhado Campos, então bispo diocesano de Sorocaba.

Atividades no Episcopado

Sagrado bispo, tomou posse da Diocese de Bragança Paulista a 1 de janeiro de 1977, a qual governou por dezoito anos com extremado zelo pastoral. Neste período produziu diversas cartas pastorais e outros documentos de relevante importância para a cultura religiosa e geral e seus súditos diocesanos. Renunciou a 17 de maio de 1995, mas governou a diocese até 15 de agosto do mesmo ano, quando da posse de Dom Bruno Gamberini. Após a renúncia, continuou a residir no Palácio São José, desenvolvendo seu apostolado junto aos doentes e confessando na catedral. Bispo mariano, durante toda a sua vida demonstrou um imenso amor filial para com a Mãe de Deus e nossa. Após longa enfermidade, faleceu a 11 de maio de 2004 em Bragança Paulista, sendo suas exéquias pontificadas pelo então arcebispo de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, na Sé Catedral de Bragança Paulista, onde foi sepultado na cripta.

Sucessão

Na Diocese de Bragança Paulista, Dom Antônio Pedro Misiara foi o terceiro bispo, tendo sucedido a Dom José Lafayette Ferreira Álvares e sendo sucedido por Dom Bruno Gamberini.

Posse 01 de Janeiro de 1977
Posse fim 17 de Maio de 1995