Dom José Lafayette Ferreira Álvares ( in memoriam)

POSTADO EM 21 de Março de 2017

Dom José Lafayette Ferreira Álvares (1903 -1997)

foi um sacerdote católico brasileiro que faleceu como bispo emérito de Bragança Paulista.

Realizou seus primeiros estudos na sua terra natal, ingressando depois no Ginásio de Itajubá, Minas Gerais. Graduou-se farmacêutico pela Escola de Farmácia e Odontologiade Ouro Fino, Minas Gerais, em 1922.

Tendo exercido a profissão de farmacêutico por quatro anos, decidiu-se pela vida sacerdotal. Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Provincial, depoisSeminário Central do Ipiranga, em São Paulo.

Foi ordenado sacerdote pelas mãos de S. Exa. Revma. Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, em 15 de agosto de 1934, sendo incardinado à Arquidiocese

Atividades antes do episcopado

Secretário particular de Dom José Gaspar de Afonseca e Silva

Professor do Seminário Central do Ipiranga - São Paulo-SP

Reitor do Seminário Arquidiocesano de Belo Horizonte, Minas Gerais

Pároco de São Roque, São Paulo

Pároco de Mogi das Cruzes, São Paulo

Capelão do Hospital Santa Cruz

Capelão do Mosteiro de Santa Teresa

Capelão da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos

Capelão do Centro Leão XIII, em Vila Maria

Monsenhor camareiro secreto do Santo Padre Paulo VI

Chanceler do Arcebispado de São Paulo

Vigário geral da Arquidiocese de São Paulo

Episcopado

No dia 26 de julho de 1965, aos 61 anos, foi nomeado, pelo Papa Paulo VI, Bispo auxiliar, de São Paulo, recebendo a sede titular deCarcábia.

Foi ordenado bispo no dia 8 de setembro de 1965, pelas mãos de Dom Agnelo Cardeal Rossi, então Arcebispo de São Paulo, sendo consagrantes Dom Gabriel Paulino Bueno Couto O. Carm. e de Dom Paulo Rolim Loureiro.

Em 1 de fevereiro de 1971, foi designado bispo diocesano de Bragança Paulista, São Paulo, tomando posse a 7 de março do mesmo ano. Exerceu esta função até 10 de novembro de 1976, quando o Papa Paulo VI aceitou sua renúncia. Faleceu a 7 de março de 1997 em Bragança Paulista, como bispo emérito daquela diocese.

Sucessão

Na Diocese de Bragança Paulista, Dom José Lafayette foi o segundo bispo, sucedeu a Dom José Maurício da Rocha e teve como sucessor Dom Antônio Pedro Misiara.

Posse 07 de Março de 1971
Posse fim 10 de Novembro de 1976