Paróquia Santa Rita de Cássia

POSTADO EM 12 de Abril de 2017

História da Paróquia Santa Rita de Cássia

A história da Paróquia Santa Rita de Cássia tem início em 1992, quando ainda não existia um nome para a comunidade que se reunia para celebrações e Missas algumas vezes ao ano. Nesta época, o grupo de fiéis do recém-formado bairro Jardim da Fraternidade, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Esperança, do Parque dos Estados, se reuniam num salão cedido pela Acohab.

No ano de 1992, a comunidade recebe a visita do bispo D. Antônio Pedro Misiara, para um encontro Pastoral no bairro. No mesmo ano, foi celebrada pelo Frei Fábio Panini Missas da Pastoral da Criança e Primeira Eucaristia.

Em 20 de Dezembro de 1992, o diácono Juzemildo Albino da Silva é ordenado padre e assume a Paróquia Nossa Senhora da Esperança no dia 7 de fevereiro de 1993. A partir de março deste ano, a comunidade passa a ter celebrações semanalmente. Neste mesmo mês, março de 1993, houve eleição de um padroeiro e foi eleita Santa Rita de Cássia por todos os presentes na celebração.

Com a criação da Comunidade Santa Rita de Cássia, surge a pastoral da catequese, aos sábados, no salão da Acohab. Em novembro do mesmo ano foi celebrada a Primeira Eucaristia na Comunidade.

A comunidade foi crescendo e ganhou a presença das irmãs da Fraternidade Esperança, Irmã Adelaide e Irmã Olga, que passaram a trabalhar diretamente no Jardim da Fraternidade e Hípica Jaguary fazendo encontros bíblicos nas casas.

As pastorais foram aumentando assim como o número de participantes. Em 1994, no encerramento das Novenas de Natal, foi realizada a 1ª Encenação de Natal com as crianças.

A cada ano que se passava aumentava o número de participantes e sonhadores, pois a Comunidade sonhava com um espaço próprio, a construção da própria.

As primeiras tentativas para a aquisição de um terreno foi 13 de maio de 1995. Começou-se então a fazer eventos para arrecadar fundos para uma possível compra de algum espaço. Entre 1996 e 1999, a comunidade cresceu muito, surgiram outras pastorais. Em 1999, foram ordenados os primeiros Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia.

Em 28 de fevereiro de 2003 a primeira etapa de sonho foi realizada: a comunidade adquiriu o próprio espaço e em 2 de março de 2003 foi celebrada a 1ª missa. Em 26 de março o segundo passo de um sonho: a compra do terreno vizinho. Em maio do mesmo ano foi realizada a 1ª festa da Comunidade Santa Rita de Cássia com a participação de D. Bruno Gamberini.

Era necessário arrecadar fundos para iniciar a construção da Igreja. Em 2005, a comunidade passa a ter celebrações das crianças pelas manhãs e surgiu o primeiro Grupo de Jovens.

Em 2006, a comunidade ganha um vigário padre Alberto Alves que veio como para auxiliar Padre Juzemildo. Em 22 de maio de 2006, é realizada a missa da Pedra Fundamental, com a presença do Bispo D. José Maria Pinheiro.

Em 2007, foi feita a planta da Igreja, réplica da Igreja de Santa Rita, em Cássia, na Itália. Em 20 de junho foi eleito o Conselho Administrativo Econômico, e em 31 de dezembro de 2007 foi dado início às obras. Ao longo dos anos de 2008 e 2009 foram levantadas as paredes da igreja e em 22 de maio de 2010, dia de Santa Rita de Cássia, foi realizada a inauguração da Igreja Santa Rita de Cássia.

Nesse mesmo ano, o vigário paroquial Padre Olivaldo Aparecido de Carvalho passou a cuidar exclusivamente da então Comunidade Santa Rita de Cássia, ainda pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Esperança. Durante os anos 2011 e 2012, a Comunidade se preparava para a criação da nova Paróquia e, com isso, foi feita a divisão territorial das comunidades rurais, passando a pertencer os bairros Araras dos Mori, Araras dos Leme, Araras dos Bino e Jardim das Palmeiras aos cuidados da Comunidade Santa Rita.

Em 18 de setembro de 2013, Dom Sérgio Aparecido Colombo institui a nova Paróquia Santa Rita de Cássia e nomeia Padre Olivaldo como Administrador Paroquial, tendo então como comunidades pertencentes São Benedito e Santa Cruz – Araras dos Mori; São Sebastião – Araras dos Leme; Santa Paulina – Araras dos Bino; e o condomínio Jardim das Palmeiras.

Região REGIÃO PASTORAL DE BRAGANÇA PAULISTA
Fundação 18 de Setembro de 2013
Atendentes Terezinha e Flávia
Expediente Terça a Sexta das 8h30 as 11h30 e das 14h as 17h aos Sábados das 9h as 12h