Paróquia Santa Rita de Cassia

POSTADO EM 07 de Setembro de 2019

PRIMEIROS PASSOS ATÉ OS ATUAIS DIAS DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA

O surgimento da Paróquia de Santa Rita de Cássia ocorreu no dia 08 de maio de 1986. Naquele período, a comunidade Santa Rita pertencia à Paróquia de Santo Antônio localizada no centro de Caieiras. Com sua ereção, teve como primeiro pároco o Pe. Eurides Vigilato Paixão que simultaneamente exerceu o ofício de Reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia de nossa Diocese, cujo edifício estava instalado no Bairro Ipiranga, em São Paulo, que anos depois, passaria a ser sediado em Caieiras.

A Igreja Santa Rita de Cássia foi, primeiramente, atendida pelo Pe. José Cezar de Oliveira e depois contou com a colaboração dos Padres Monfortinos sendo eles: Pe. Humberto e Pe. Francisco. Ambos iniciaram a construção do atual edifício. O terreno foi doado pelo casal Antônio de Souza Dantas (Sr. Toninho da Paulicéia falecido no ano de 2013) e de sua esposa Eurides Machado Dantas devota de Santa Rita de Cássia também falecida.  As celebrações, neste período de construção, eram realizadas em três espaços: na Escola Francisco Gonçalves Vieira, na garagem da casa do Sr Jaime falecido no ano de 2013, e num salão cedido pela firma Paulicéia.

Os atendimentos e a ação pastoral do Pe. Eurides abrangia uma área extensa geograficamente: desde o Santuário Virgem dos Pobres, na Vila Rosina, Madre Cabrini, Sitio Aparecida, São Luis, no Portal das Laranjeiras, Capela Santa Inêz, no Morro Grande, até as Missas no Cemitério de Caieiras, celebradas todas as segundas-feiras.

Em fevereiro de 1993, o Pe. Eurides foi, tragicamente, assassinado na casa paroquial de Santa Rita. Em seu lugar assumiu, temporariamente as atividades pastorais, o Pe. Armando, que por dois meses prestou atendimento, até a posse do Pe Josimar Bezerra da Cunha, que permaneceu até Janeiro de 2000. Sua transferência ocorreu por sérios motivos de saúde que o impossibilitou de prosseguir nas ações pastorais, na Paróquia. Com este fato, Pe. José Aparecido de Souza assumiu a administração até a chegada do Pe. José Roberto Cavasa, iniciando seu ofício em 20 de outubro de 2000 até 18 de fevereiro de 2003. Nesta mesma data assumiu como Administrador Paroquial o Pe. Edson Marcelo Falsarela, que permaneceu em nossa Paróquia até julho de 2006.

No mês seguinte, Pe. Wagner da Silva Navarro assumiu a administração paroquial em 20 de agosto do corrente ano, tornando-se pároco em 08 de dezembro de 2007 por provisão conferida pelo então Bispo Dom José Maria Pinheiro.

A História da Paróquia de Santa Rita de Cássia não pode ser desvinculada de sua intensa atividade pastoral. Graças a Deus, sempre rica em diversidade de dons e carismas, nossa Paróquia sempre teve um grande ardor missionário, e desde sua fundação, até os dias atuais, procura responder de modo atento e disponível aos apelos do Senhor na evangelização de todos aqueles a quem Deus nos confiar.

A Paróquia sempre desenvolveu seus trabalhos pastorais auxiliada por movimentos e Pastorais, cada uma ao seu modo, com sua espiritualidade específica, com seu jeito singular de ser, sempre buscando anunciar o Evangelho ao povo de Deus aqui residente, sem fazer distinção de pessoas, pois todos são importantes na Messe do Senhor.

Os Movimentos e pastorais são: Apostolado da Oração, ECC (Encontro de Casais com Cristo), Legião de Maria, Leigos Franciscanos de Santa Maria Bernarda, Missão Profecia de Amor, Mãe Rainha, Pastorais Catequética, da Acolhida, da Comunicação (Pascom) responsável pela comunicação visual das Missas, pelo periódico “A Paróquia” e pelo site da paróquia, Pastorais da Criança, da Escuta, da Juventude com dois grupos de Jovens chamados:Jovens Arkanjos, Filhos do Altíssimo, da Música Litúrgica com seus Ministérios Corais, Pastorais: da Pessoa Idosa, da Saúde, do Atendimento às Família Carentes, do Batismo, do Dízimo, Pastoral Familiar responsável pelos encontros preparatórios para Noivos, Pastoral Litúrgica responsável pela preparação da Liturgia das Santas Missas e das Celebrações do Sacramento do Matrimônio e a RCC (Renovação Carismática Católica) com seus Grupos de Oração.

A nossa Paróquia em quilômetros quadrados, pode ser considerada, uma das menores da Diocese, mas, em relação a sua população, é uma das mais populosas. Ela conta com uma participação intensa do Povo de Deus, em todas as atividades promovidas, desenvolvidas, nosso povo é um povo Fiel.

A Paróquia Santa Rita de Cássia atende hoje as comunidades: São Luis Maria de Montfort, no Portal I das Laranjeiras, Sagrada Família no Portal II, São Cristóvão no Jardim Helena, Nossa Senhora Rosa Mística no Jardim Morro Grande e São João Batista no  bairro do Alambique.

O Pe. Wagner da Silva Navarro é, atualmente, o Pároco desta comunidade paroquial, tendo sua provisão renovada, pelo atual Bispo Diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo. Conta com o auxílio pastoral do Pe. Denis-Ricard de Souza Soares e pelo seminarista Danilo Teixeira da Silva que cursa o terceiro ano de Teologia.

SITE DA PARÓQUIA

Região REGIÃO PASTORAL DE CAIEIRAS