Paróquia São Brás

POSTADO EM 11 de Abril de 2017

Paróquia de São Brás

De acordo com o livro de tombo da Paróquia de Santo Antônio da Cachoeira, nossa paróquia mãe, a Capela de São Brás foi construída em 1940.

Dado o crescimento da comunidade, sua perseverança, sua fé, união, trabalho fraterno, o bispo da época Dom José Maria Pinheiro, criou a área pastoral de são Brás no dia 1º de Dezembro de 2007 e confiou ao o Padre Francisco Edicarlos Colares Bicas, para que junto com o povo criasse a Paróquia de São Brás. Com a graça de Deus, aprovação do conselho de presbíteros e o desejo do povo, Dom José Maria Pinheiro assinou o decreto de ereção da Paróquia em 30 de Maio de 2008 na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e deu posse ao primeiro Pároco: Padre Francisco Edicarlos Colares Bicas.

Com a criação da Paróquia e a presença do padre no meio do povo a comunidade começou a crescer cada vez mais. A festa do padroeiro que antes celebrava só no dia, agora tem toda uma preparação. Iniciamos a festa com a peregrinação da Imagem de São Brás visitando as capelas que fazem parte da Paróquia, logo em seguida novena com a participação de padres convidados e comunidades que celebram conosco. Em toda a diocese, nossa Paróquia é a única dedicada a São Brás.

As comunidades que fazem parte da Paróquia São Brás são: Santo Antônio- Bairro Canedos, São Benedito- Bairro dos Baldins, São Judas Tadeu- Bairro dos Pedroso, São José Operário- Bairro Arpuí, São João Batista-Bairro dos Pereiras, Santa Teresinha do menino Jesus- Bairro Fortaleza, Nossa Senhora das Dores- Bairro San Marino. Em todas essas comunidades o Padre faz missa semanal e ou mensal e no dia do Padroeiro dessas comunidades são celebradas Missas com tríduo preparatório, além da festa social. Há ainda duas comunidades que foram criadas recentemente que são: Santa Paulina- Bairro Portal das Pedras e São João Paulo II- Bairro Romite. Nessas comunidades são rezadas Missas mensais.

Horários das Missas na Matriz: Quinta-feira: 15h; Domingo: 08h e 19h30. Todo dia três de cada mês celebramos a Missa votiva de São Brás com benção da garganta.

Oração de São Brás:

Ó Bem aventurado São Brás, que recebestes de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males. Afastai de mim as doenças que possam me afligir, conservai minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. São Brás, que a fala que sair de minha garganta seja sempre:

De verdade e não de mentira,

De bondade e não de aspereza,

De justiça e não de calúnias,

De compreensão e não de intransigência,

De perdão e não de condenação,

De desculpa e não de acusação,

De respeito e não de desacato,

De conciliação e não de intriga,

De calma e não de irritação,

De desapego e não de egoísmo,

De edificação e não de escândalo,

De ânimo e não de derrotismo,

De conformidade e não de lamúrias,

De amor e não de ódio,

De alegria e não de tristeza,

De fé e não de descrença,

De esperança e não de desespero.

São Brás, conservai minha garganta de todos os males e doenças, para que minhas palavras possam vos louvar sempre.

Assim seja!

Amém!