Paróquia Nossa Senhora das Graças

POSTADO EM 19 de Março de 2024

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

A Paróquia Nossa Senhora das Graças está localizada na Serra da Cantareira, uma vasta região que compreende 64.800 hectares.

Até o ano de 2009, viviam neste território cerca de 40.000 habitantes, muitos dos quais desejosos de receber o auxílio e o conforto dos Sacramentos, sem disporem de meios para isso. A assistência espiritual estava sob os cuidados de duas Paróquias: Santo Antônio, de Caieiras, e Nossa Senhora do Desterro e São José, de Mairiporã. No entanto, as longas distâncias próprias a uma floresta urbana, a dispersão dos bairros e a quantidade de Capelas locais, dificultavam enormemente a ação pastoral dos sacerdotes nas comunidades existentes.

Com o fim de sanar tal carência, o atual Bispo Emérito de Bragança Paulista, Dom José Maria Pinheiro – em união com as autoridades eclesiásticas –, decidiu erigir uma nova paróquia, e confiou-a aos cuidados de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, e aos membros de sua Obra, os Arautos do Evangelho e as Sociedades de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, ramo clerical, e Regina Virginum, ramo feminino.

Presidida por sua excelência reverendíssima, a cerimônia de ereção foi realizada a 19 de outubro de 2009, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Caieiras, a qual funcionou nos primeiros anos como matriz provisória.

Como Padroeira, foi escolhida a própria Virgem Maria sob a invocação de Nossa Senhora das Graças, como modo de pedir que Ela – enquanto Soberana e Dispensadora da Divina Graça –, derrame novos dons e favores sobre a humanidade, e assim marque logo o início de uma nova era marial, seu Reinado sobre a Terra.

Foi nomeado como Pároco o Rev. Pe. Caio Newton de Assis Fonseca, que ainda se mantém no cargo, coadjuvado atualmente pelo administrador paroquial, o Rev. Pe. Carlos Adriano Santos dos Reis.

Durante os quinze anos de Paróquia, com o auxílio dos Membros dos Arautos do Evangelho e das Sociedades de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, Regina Virginum e dos fiéis, logo foi empreendida uma obra de restauração, reconstrução, ou mesmo construção das Capelas, muitas das quais encontravam-se abandonadas. Naquelas comunidades onde ainda não existia uma imagem do padroeiro, foram adquiridas esculturas ou restauradas imagens deterioradas, a fim de incentivar a devoção dos fiéis, buscando igualmente despertar-lhes a piedade por meio de objetos que representem algo da beleza e da glória de que gozam no Céu os Bem-aventurados que invocam como padroeiros.

Na Basílica Nossa Senhora do Rosário há 365 relíquias de santos, autenticadas, um para cada santo do dia. Doadas por sua Exc.ª Rev. D. Giovanni d’Ercole, bispo emérito, foram colocadas no altar-mor para veneração de todos.

Em todas as comunidades é celebrada a Santa Missa dominical. Na atual matriz, São Judas Tadeu, e no Oratório Nossa Senhora de Fátima é celebrada também diariamente. Os paroquianos têm assim a possibilidade levar uma vida sacramental frequente. Ao longo dos muitos anos de existência, a Paróquia Nossa Senhora das Graças ministrou aproximadamente 3.200 Batismos, cerca de 400 matrimônios, 2.700 Crismas, incontáveis Primeiras Comunhões.

As Capelas permanecem à disposição dos fiéis para a adoração ao Santíssimo Sacramento e período de orações. A totalidade das Capelas dispõe de um salão e/ou espaço livre para serem realizadas atividades alheias ao âmbito sagrado, tais como reuniões, cursos vários, compreendendo desde a Doutrina Católica até conhecimentos culturais, como enfermagem, culinária, entre outros; as comemorações aos respectivos padroeiros e festas culturais são também aí realizadas, bem como momentos de recreação para crianças e jovens. Você está convidado a conhecer-nos, venha nos visitar!

COMUNIDADES E PADROEIROS - BAIRROS

Basílica Nossa Senhora do Rosário, Capela Nossa Senhora do Monte Carmelo, Capela Nossa Senhora de Fátima, Capela Nossa Senhora de Lourdes, Capela Santa Inês, Capela Sagrada Família, Capela São Vicente Ferrer, Capela Monte Calvário, Capela São José e São Francisco, Capela Santo Elias, Capela Sagrado Coração de Jesus, Capela São Paulo, Capela São José e Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Região REGIÃO PASTORAL DE CAIEIRAS
Fundação 11 de Setembro de 2009