Romaria Diocesana a Aparecida

Assunto: Romaria Diocesana à Aparecida

Bragança Paulista, 10 de abril 2017

Caríssimos irmãos e irmãs,

Presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas e membros de nossas comunidades paroquiais,

saudações fraternas!

Nossa Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida neste ano de 2017, reveste-se de maior solenidade. Estamos vivendo, na Igreja do Brasil, o ANO MARIANO, preparando a grande celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, em outubro de 1717, por três pobres pescadores. Quando esteve no Brasil em 2013, o Papa Francisco recordou a beleza de tal acontecimento, a surpresa de Deus que emerge da obscuridade do rio na imagem frágil da Mãe de Jesus, revelando a sua presença e predileção pelos pobres e excluídos que, desde então, nos ensinam a não perder as lições emanadas de tal mistério e, que ele, o Papa retomou quando aqui esteve:

1. Na pobre barca com redes frágeis e talvez remendadas, a barca da Igreja, sem a força dos grandes transatlânticos que cruzam os oceanos, mas plena da presença de Deus que em meio aos pobres, sem recursos, agiu e continua agindo.
  2. A certeza que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes. Seu trabalho, tenacidade, fadiga, planejamento, organização se encontram precisamente aí.
  3. A grandeza e a força do mistério presentes na simplicidade. As vezes, perdemos aqueles que não nos entendem porque desaprendemos a simplicidade, inclusive importando de fora uma racionalidade (espiritualidade) alheia ao nosso povo. Sem a gramática da simplicidade, a Igreja se priva das condições que tornam possível “pescar” Deus nas águas profundas do seu mistério.

Portanto, embasados nestas perspectivas apresentamos a programação da Romaria, no dia 07 de maio de 2017.

1. 08h00 – Celebração Eucarística no Santuário Nacional.

2. 09h00 – Procissão até a Tribuna Papa Bento XVI para recitação do Santo Rosário. O Bispo Diocesano com os presbíteros, diáconos e seminaristas (paramentados), acompanharão a imagem de Nossa Senhora com os diocesanos de Bragança Paulista e demais devotos presentes ao Santuário, que o desejarem fazê-lo.

3. A récitação do Terço será conduzido pelas regiões pastorais.

4. O Bispo Diocesano iniciará o Santo Rosário e o encerrará com uma breve alocução espontânea, e a consagração à Nossa Senhora Aparecida.

5. Pode ser que o dia esteja chuvoso ou ensolarado. Todos estejam preparados para devida proteção.

Pedimos que toda Diocese esteja em comunhão nesse acontecimento. Na parte da manhã as Paróquias e comunidades podem servir-se da Celebração da Palavra para que os párocos e vigários paroquias estejam presentes nesse grande momento a ser vivido pela Diocese.

Abençoe-nos a Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira. Com ela aprendamos sempre a acompanhar Jesus, tornando-nos dele à seu exemplo, discípulos missionários.

_______________________________

Dom Sérgio Aparecido Colombo