Primeiro Encontro do Curso de Formação Missionária - Escola de Missiologia

POSTADO EM 25 de Abril de 2016

A Escola é um espaço privilegiado para a formação de quem abraça com coragem o discipulado missionário dentro da própria realidade e acolhe o desafio dos horizontes da missão "além fronteiras”!

A proposta consiste na articulação de algumas exigências que visam uma Igreja “em estado permanente de missão”:

uma leitura dos sinais dos tempos:

uma leitura dos fundamentos bíblicos e teológicos da missão;

uma orientação concreta para a ação missionaria em nossas realidades;

uma abertura para a dimensão universal da missão.

A Escola de missiologia é coordenada pela Ir. Sonia Sala (Missionária da Imaculada - PIME) e Pe. Josè Eugenio Favero. A iniciativa (que começou com o seu primeiro curso em Monte Mor, Campinas, no ano passado) è dos Conselhos Missionários das seis Dioceses da nossa Sub-Região: Campinas, Bragança Paulista, Limeira, Piracicaba, Amparo e São Carlos.

No dia 24 de Abril de 2016, aconteceu o Primeiro Encontro da Escola de Missiologia com o tema: “Fundamentos bíblicos da missão”, ministrado pelo Pe. Demétrius dos S. Silva de Sumarè.

Nesse primeiro encontro contamos com um total de 70 participantes das cidades de:

Atibaia – Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Bragança Paulista – Paróquia de São Benedito, Paróquia de São Lazaro de Betânia e Paróquia de Santa Terezinha, Catedral.

Francisco Morato – Paróquia de Menino Jesus e São Benedito.
Itatiba – Paróquia de Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida e Paróquia de Nossa Senhora da Penha.

Jarinu – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Piracaia – Santo Antônio da Cachoeira.

Os próximos sete encontros acontecerão no Colégio Educare, situado na Rua Cel. Afonso Ferreira, 174 - Vila Municipal - Bragança Paulista – SP.

No Ano Santo da Misericórdia a missão confirma que o rosto misericordioso do Pai deseja alcançar a inteira humanidade, sem excluir ninguém.

“A missão é uma paixão por Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, uma paixão pelas pessoas”. (Papa Francisco)

Calendários dos próximos encontros:

22 de maio: Fundamentos teológicos da missão

Pe. Massimo Casaro (Missionário do PIME)

26 de Junho: Antropologia da missão

Pe. Manuel Messias (Campinas)

24 de Julho: Pedagogia e metodologia da missão.

Pe. Tarcísio Sperandio (Bragança Paulista)

14 de Agosto: Espiritualidade da missão.

Ir. Sonia Sala (Missionária da Imaculada, PIME)

25 de Setembro: A enculturação.

Mônica Guarnieri (Missióloga, Médica Sem Fronteiras)

23 de Outubro: Ecumenismo e diálogo inter-religioso.

Pe. Lucas Marandi (Missionário Xaveriano)

27 de novembro: Igreja particular e missão universal: um Projeto missionário.

Antonio Lima (Leigo de Limeira)

Para quem desejar participar ainda hà possibilidade de fazer inscriçao para o pròximo encontro.

Confirmar presença no e-mail: soniasala66@gmail.com

Por: