Fórum das Pastorais Sociais tem novo assessor

Fórum das Pastorais Sociais tem novo assessor

POSTADO EM 19 de Fevereiro de 2016



foto_oficial

Padre Assessor do Fórum – Padre Walter Merlugo Júnior do clero secular da diocese de Bragança Paulista é o Assessor Eclesiástico das Pastorais Sociais daquela diocese; é pároco da paróquia Santo Antonio da cidade de Vargem, diocese de Bragança Paulista. Tem experiência pastoral na área social e fez vários cursos na área da Doutrina Social da Igreja.


A Equipe de CNovo assessor é apresentado na primeira reunião da Equipe do Fórum das Pastorais Sociaisoordenação do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB realizou na manhã desta quarta-feira (17), a primeira reunião ordinária de 2016, tendo como destaque a apresentação do novo assessor do Fórum, padre Walter Merlugo Júnior, da diocese de Bragança Paulista.

Padre Walter teve seu nome sugerido pelos integrantes da Equipe de Coordenação e foi aprovado pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz do Regional Sul 1, dom João Inácio Muller, bispo de Lorena. Foi recepcionado pela equipe e disse esperar a colaboração de todos. “Não é possível trabalhar individualmente, é necessário trabalhar em equipe, e neste tempo que venho acompanhando o trabalho do Fórum das Pastorais Sociais vi que a unidade e disponibilidade de todos tem sido muito forte”, falou. Também foram escolhidos como secretários do Fórum o casal Norberto Rui Rossi e Margareth Maria Mathavelli, das Pastorais Sociais da Diocese de Bragança Paulista.

Na pauta, a definição de tema, assessoria e local para o Fórum das Pastorais Sociais que será realizado no dia 21 de maio. Após as sugestões e debates ficou acertado que o tema será “Fórum das Pastorais Sociais, sinal de esperança”, e terá assessoria de Claudio Nascimento e Ari Alberti na primeira parte (resgate histórico, perspectivas e ações dos agentes de Pastorais Sociais), e Valter Cequetti e padre Flávio Lima, S.D.S, na segunda parte (partilhas, experiências pastorais sociais nas Sub-regiões, arquidioceses e dioceses).

O importante evento será realizado na paróquia Santa Teresinha de Bragança Paulista, das 08h30 as 16h30. Os convites começarão a ser enviados no início de março aos bispos, presbíteros assessores e coordenadores das Pastorais, Organismos e Movimentos Sociais e Movimentos Sociais.

“É preciso, na formação dos agentes sociais da Igreja, fortalecer a profecia (anunciar e denunciar) e a espiritualidade cristã libertadora”, disse Ari Alberti, do Serviço Pastoral dos Migrantes. “Devemos dar sequência ao debate que nos proporcionou a V Semana Social Brasileira, debatermos o papel do Estado e da Sociedade, e nãos nos focarmos em debate de governo”, acrescentou Valter.

Como informes tivemos os seguintes: Reunião ampliada da Sub-Região SP 2, dia 27 de fevereiro, na Cúria da diocese de Santo Amaro; reuniões de preparação para o Fórum Mundial das Migrações, que será realizado de 07 a 10 de julho, em São Paulo; Encontro Nacional dos Movimentos Populares, que será realizado nos dias 02 a 04 de junho em Belo Horizonte; Reunião de preparação para o Grito dos Excluídos de 2016, no dia 26 de fevereiro, na Casa da Solidariedade em São Paulo; Encontro Estadual da Pastoral Operária nos dias 19 e 20 de março, tendo como tema “Refletir a classe trabalhadora nos dias de hoje”, em Utinga, na sede da MTC; Criado o Vicariato das Pastorais Sociais da diocese de Santos, tendo como Vigário o padre Valdecir João dos Santos; Encontro Nacional de Fé e Política, que será realizado em Campina Grande, PB, nos dias 22 a 24 de abril; Assembleia Regional do Laicato, que será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro na diocese de Mogi das Cruzes.


Diác. Pascoal – Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB


link do informativo do mês de matço/2016:

https://issuu.com/cnbbsul1/docs/cnbb_marco2016


© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil