Dom Airton assume a Diocese de São Carlos

POSTADO EM 05 de Janeiro de 2016

Na noite do dia 30 de dezembro, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, foi apresentado oficialmente como Administrador Apostólico da Diocese de São Carlos, SP. A Missa foi celebrada na Catedral São Carlos Borromeu e contou com a presença dos Padres, Diáconos, Seminaristas e do povo diocesano que, com grande alegria, acolheram Dom Airton.

Dom Airton José dos Santos é Arcebispo Metropolitano de Campinas, Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, que abrange todo o Estado de São Paulo, e foi nomeado, no dia 16 de dezembro, como Administrador Apostólico da Diocese de São Carlos, após o Papa Francisco aceitar a renúncia de Dom Paulo Sérgio Machado. “Vamos, agora, repartir as agendas, os compromissos, nos desdobrar, mas nada que não seja possível realizar”, afirmou Dom Airton.

No início da celebração, o Monsenhor Luiz Carlos Gonçalves, membro do Colégio de Consultores, apresentou a Diocese a Dom Airton, dando-lhe as boas-vindas e agradecendo carinhosamente a Deus pelos nove anos de pastoreio de Dom Paulo Sérgio Machado. “Seja bem-vindo, Dom Airton. Que o senhor seja portador das graças de Deus, nosso amigo e nosso irmão”, disse Monsenhor Luiz Carlos.

Após a acolhida, o Chanceler do Bispado, Padre Eduardo Malaspina, fez a leitura do Decreto de Nomeação de Dom Airton como Administrador Apostólico, que administrará a Diocese até a escolha do novo Bispo.

Em seguida, Dom Airton fez a Profissão de Fé diante do Colégio de Consultores e assinou o documento de posse canônica.

A Diocese de São Carlos acolheu Dom Airton com muito carinho, agradecendo a Deus pelo pastoreio de Dom Paulo e, agora, na expectativa da nomeação do novo Pastor, que virá no tempo oportuno.

Assista a matéria produzida pela Arquidiocese de Campinas.

veja o vídeo: