Santuário de Atibaia é indulgenciado no Ano Jubilar

POSTADO EM 31 de AGOSTO de 2021

(Fotos: Ir. M. Nilza P. da Silva)

A determinação foi expedida pela Penitenciária Apostólica do Vaticano

Ir. M. Nilza P. da Silva/  Karen Bueno- Todos que chegarem para visitar o Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt de Atibaia/SP, neste ano jubilar, receberão a indulgência plenária das penas dos pecados. O decreto emitido pelo bispo diocesano, Dom Sergio Colombo, diz:

“Para comemorar o ano jubilar, foi concedida pela Penitenciária Apostólica a graça da Indulgência Plenária a todos os que visitarem o Santuário nesse período, bem como os enfermos e todos aqueles impossibilitados de estarem presentes fisicamente, para que possam lucrar o dom da Indulgência, oferecendo à Deus os seus sofrimentos e cumprindo as práticas de piedade”.

As indulgências foram concedidas no contexto do jubileu de ouro deste Santuário, que completa 50 anos de fundação no dia 17 de setembro de 2022. O decreto foi apresentado às Irmãs de Maria, portadoras jurídicas do Santuário, durante a Santa Missa desta terça-feira (31/08), pelo chanceler da Diocese de Bragança Paulista/SP, Pe. Diego Braga Buoso.

O decreto emitido pelo bispo diocesano

O que são indulgências plenárias?

Na definição do Catecismo da Igreja Católica, a palavra indulgência significa «a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja…» (CIC 1471)

As indulgências possuem duas categorias: parcial ou plenária, ou seja, pode libertar «parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao pecado» (CIC 1471).

Em outras palavras, a indulgência plenária significa o PERDÃO TOTAL dos pecados, liberando o pecador da obrigação de cumprir as penas de purificação, no purgatório, após sua morte.

Como fazer para receber indulgência plenária?

No caso do Santuário de Atibaia, é preciso seguir esses passos:

– Fazer uma peregrinação até o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Atibaia, e recitar a oração do Senhor (Pai Nosso) e a profissão de fé (Creio)

– Confissão sacramental

– Comunhão eucarística

– Oferecer orações pelas intenções do Santo Padre, Papa Francisco (um Pai Nosso e uma Ave Maria)

Quem pode receber indulgência plenária?

Todas as pessoas podem alcançar a graça da indulgência plenária para si mesmas ou ofertá-la para alguém que já faleceu – não é possível receber indulgência em nome de outra pessoa viva.

“Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas pelos seus pecados” (CIC 1479).

Visite o Santuário de Atibaia/SP

O Santuário está localizado na Rodovia Dom Pedro I, Km 78, bairro Jardim Brogota, Atibaia/SP. O horário de funcionamento para visitação é diariamente (incluindo finais de semana e feriados) das 10h às 17h. Contato da Central de Peregrinações: (11) 4414-4217 / 9.5779-3438 / e-mail: romariaatibaia@maeperegrina.org.br

Leia aqui o comunicado na íntegra