Decreto

POSTADO EM 20 de Março de 2020

Ao Povo de Deus na Diocese de Bragança Paulista (SP)

“... É tempo para fortalecer a revolução do cuidado, do zelo, da ternura e, portanto, da fraternidade...” (cf. Texto Base da CF 2020, nº9)

Irmãos e Irmãs,

Saudações Fraternas!

Considerando o informe da Sociedade Brasileira de infectologia (SBI) sobre o novo CORONAVÍRUS com o avanço da doença por ele causada, a COVID – 19,

Considerando os meios para sua prevenção,

Considerando o avanço de casos suspeitos e confirmados, entre nós e em muitos países,

Considerando as orientações expedidas pela Cúria Diocesana na data de 02 de março de 2020 a respeito das normas higiênicas,

BISPO E PRESBÍTEROS DECRETAMOS

1.Que sejam acatadas as disposições emanadas pelos órgãos de saúde: Municipal, Estadual e Federal.

2.O cancelamento das celebrações  liturgicas e  religiosas.Os presbíteros celebrem diariamente a Eucaristia,em caráter privado, em favor de todo povo de Deus. Assim também procedam as casas religiosas.Os fiéis,enquanto perdurar esta pandemia, estão desobrigados da participação.Acompanhá-las pelos meios de comunicação social (TV, rádio e redes sociais).

3.Que os nossos Templos sejam mantidos fechados.As orações sejam em casa e em família.Os presbíteros encorajem  a todos por  meio da confiança e da oração. Solicitude e solidariedade é dever dos pastores, nas paróquias e comunidades. Todos devem colaborar para eliminar o medo e o pânico veiculados, sobre tudo , pelas redes sociais.

4.O cancelamento da visita aos doentes pelos Ministros da Visitação e Ministros Extraordinários  da Sagrada Comunhão,nas residências e nos hospitais, asilos...Os presbíteros atendam as urgências com a confissão, unção dos enfermos e o santo Viático.

5.O cancelamento dos  eventos sociais(almoços, jantares, show de prêmios...),encontros catequéticos e informativos , as confissões comunitarias e  outras atividades.

6.O cancelamento e o  envio de funcionários das Paróquias à Cúria Diocesana e à sua administração, reduzindo qualquer risco de contágio.

7.O cancelamento dos Batizados, Primeiras Eucaristias e Crismas e realizá-los só quando houver emergência, conforme os cânones 865§2 e 867§2, do Código de Direito Canônico. Quanto aos casamentos dialogar com os noivos, cujos os matrimônios estão marcados para os próximos dias ou meses, verificando a possibilidade de transferência.

8.Que as  celebrações e  velórios,sejam conforme as orientações da Vigilância Sanitária do Munícipio.

9.Que os Párocos, Vigários Paroquiais, Administradores Paroquiais, atendentes e funcionários das Paróquias e da Cúria Diocesana, havendo alguns sintomas da  doença,permaneçam em casa.

10.Conservar o espírito de oração e penitência do tempo quaresmal como também o cuidado com a vida, como pede a Campanha da Fraternidade:“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

SEMANA SANTA

1.Dadas as proporções que o avanço da doença está tomando, cancelamos as  celebrações da Semana Santa: do Domingo de Ramos à Vigília Pascal.

Obs: Segundo as orientações da Secretaria Municipal da Saúde de Bragança Paulista, os lugares arejados como galpões, espaços abertos, e o  distanciamento dos fiéis, não evitam a aglomeração, devido ao trânsito das pessoas.

2.Não haverá a Missa do Crisma ,nem com a celebração exclusiva  dos presbíteros.

3.O sofrimento que nos une neste tempo não  é só da Igreja no Brasil, mas da Igreja com o mundo todo, um momento de profunda solidariedade a ser vivido com uma certeza: a Igreja caminha com o povo em qualquer tempo e circunstância. Defensora da vida como pede o seu Senhor não pode ferir ninguém ou expor ao sofrimento. Quem tem uma fé firme e estável  é capaz de se sustentar. Viveremos nossa Semana Santa como Igreja doméstica – Igreja da casa,com os mais próximos,ao redor da mesa,e em espírito de oração.

Este decreto, que entrará em vigor a partir da sua publicação, terá tempo indeterminado, podendo ser revogado. É o que esperamos. Assim somos chamados a viver a nossa fé no centro do ano litúrgico: a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor que é também a de todo o povo.

4.Quando por graça e misericórdia de Deus, voltarmos a normalidade, faremos a entrega da nossa oferta quaresmal.

5.Está cancelada a Romaria Diocesana deste ano, à Aparecida.

Oremos

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Bragança Paulista, 20 de março de 2020

+ Sérgio Aparecido Colombo