Orientações de Dom Sérgio a respeito do COVID-19 e da atual situação.

POSTADO EM 16 de Março de 2020

Ao Povo de Deus na Diocese de Bragança Paulista (SP)

Irmãos e Irmãs,

Saudações Fraternas!

Considerando o informe da Sociedade Brasileira de infectologia (SBI) sobre o novo CORONAVÍRUS com o avanço da doença por ele causada, a COVID – 19,

Considerando os meios para sua prevenção,

Considerando o número de casos suspeitos e confirmados, mormente entre as pessoas idosas, em vários países,

Considerando a preocupação do País e mais precisamente a do Estado de São Paulo,

Considerando as orientações expedidas pela Cúria Diocesana na data de 02 de março de 2020

1.Acatar com discernimento e sempre que possível, as disposições emanadas pelos órgãos de saúde: Municipal, Estadual e Federal.

2.Evitar a aglomeração de fiéis e manter as Igrejas abertas e arejadas. Estar junto a eles, encorajá-los por meio da confiança e da oração. Solicitude e solidariedade é dever dos nossos pastores, nas paróquias e comunidades. Todos devem colaborar para eliminar o medo e o pânico veiculados, sobretudo, pelas redes sociais.

3.Evitar, o quanto possível, o cancelamento das celebrações litúrgicas onde o número de fiéis for superiora 500 (cf. Comunicado do Governo do Estado). Criar condições para que nesse tempo de crise, as celebrações sejam multiplicadas. Os idosos, doentes, e pessoas com sintomas de gripes..., estão desobrigadas da participação nas celebrações litúrgicas.

4.Quanto à visita aos doentes pelos Ministros da Visitação e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão sejam, se possível, mantidas com cautela e conforme as normas de higiene.

5.Para os encontros catequéticos, formativos e outras atividades, observem as orientações das autoridades na saúde, caso sejam mantidos.

6.Para as confissões neste tempo da Quaresma, cuidar da distância entre confessor e penitente, ficando por exemplo, ao lado um do outro e não de frente.

7.Conservar o espírito de oração e penitência do tempo quaresmal como também o cuidado com a vida, como pede a Campanha da Fraternidade: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc10, 33-34).

8.Evitar, por hora, o envio de funcionários das paróquias à Cúria Diocesana e à sua administração, reduzindo qualquer risco de contágio.

Orientações para a Semana Santa em caso de agravamento da situação

1.Os cuidados sejam intensificados.

2.No Domingo de Ramos,onde for possível, com um pequeno grupo (Ministros, Catequistas, Agentes de Pastoral...) celebrar, com uma pequena procissão, ao interno da Igreja ou um local preparado, a entrada de Jesus em Jerusalém. A oferta para a Campanha da Fraternidade não pode ser negligenciada. A ajuda de todos se torna agora mais empenhativa. A oferta pode ser entregue na celebração, se houver, secretaria ou outro lugar determinado.

3.Para a Missa do Crisma, na quarta-feira santa, está dispensada a participação dos representantes leigos das paróquias e comunidades. Continua a celebração na Igreja Catedral, no horário estabelecido, porém, reservada. Peço, se possível, a presença dos irmãos presbíteros.

4. Na quinta-feira santa, onde houver a Celebração da Ceia do Senhor, mesmo que seja para um pequeno grupo, o lava-pés pode ser dispensado. Se na Paróquia ou Comunidade, há o costume de uns lavarem os pés dos outros, seja dispensado.

Se for oportuno só quem preside a celebração proceda ao rito do mesmo.

5. A vigília eucarística pode ser mantida, reservadamente, para grupos pequenos.

6. A solene Ação Litúrgica na Sexta-feira santa seja reservada (cf. n. 2). O beijo na Cruz seja dispensado. Faça-se apenas uma reverência (inclinação, genuflexão...).

Podem ser dispensadas: a procissão com a imagem do Senhor morto e a Virgem das Dores, encenações da paixão, caminhadas, Via Sacra...). Onde houver a procissão seja dispensado o beijo nas imagens no final da procissão.

7.No sábado santo, organizar a celebração, que é mais longa, com um grupo de fiéis, evitando aglomeração.

Atenção: Por hora está mantida a Romaria Diocesana à Aparecida no dia 03 de maio – 1° Domingo do mês. Consultando alguns irmãos do presbitério, avaliamos que poderemos dar uma resposta definitiva até o dia 29 de março – 5° Domingo da quaresma.

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita

Bragança Paulista, 16 de março de 2020

+ Sérgio Aparecido Colombo