NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS FIÉIS NA DIOCESE DE BRAGANÇA PAULISTA

POSTADO EM 03 de Janeiro de 2020

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS FIÉIS NA DIOCESE DE BRAGANÇA PAULISTA

Dom Sergio Aparecido Colombo, Bispo da Diocese de Bragança Paulista (SP), em plena comunhão com o Sucessor de Pedro (Codex Iuris Canonici, cân. 204), o Papa Francisco e com a Doutrina e o Magistério da Igreja, valendo-se da potestade ordinária, própria e imediata (CIC, 381, 391) que seu múnus episcopal confere, sendo pois o primeiro responsável pela conservação e unidade da Fé Cristã Católica, faz saber a todos os fiéis desta Igreja particular o quanto segue:

1. A Diocese possui uma estrutura consolidada para formar o seu Clero;

2. Tal estrutura está assim composta: Seminário Menor (Propedêutico) localizado na própria Sede da Diocese;

3. Seminário Maior de Filosofia e Teologia, localizado em Campinas. Os candidatos ao Sacerdócio, nesta etapa, estudam na Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCC;

Para além desta estrutura fundamental determinada pela Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, existe a formação necessária para o Sacerdócio que contempla cinco dimensões;

a) Formação para a Vida Comunitária

b) Formação Humana

c) Formação Espiritual

d) Formação Pastoral Missionaria

e) Formação Intelectual

A Formação Permanente dos Presbíteros se dá por via de atualizações teológicas, dias de estudos, retiro espiritual e encontros regionais na própria Diocese.

Os interessados e possíveis candidatos à ingressar no Seminário Diocesano, devem procurar o Serviço de Animação Vocacional – SAV (Pastoral Vocacional), na Cúria Diocesana em Bragança Paulista, cito à Rua Coronel Assis Gonçalves, 521.

É dentro desta sólida e institucional moldura, determinada pela Igreja Católica Apostólica Romana, através do Concílio Vaticano II, Decreto Presbiterorum Ordinis e pelo Decreto Optatium Totiuse, plenamente recepcionada pela Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil que a Diocese envida esforços para a Formação de seus sacerdotes.

Cumpre ressaltar ainda que, as Congregações religiosas e os Institutos Seculares, legitimamente presentes na Igreja particular de Bragança Paulista possuem, próprio de suas índoles, um sistema de formação obediente à mesma Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, bem como às específicas normativas referentes à vida consagrada na Igreja.

Por fim peço, que havendo qualquer dúvida sobre a estrutura e ação pastoral da Igreja Católica na Região, procurem a Cúria Diocesana para saná-la.

Bragança Paulista, 3 de janeiro de 2020

Servo em Cristo,