Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos

POSTADO EM 17 de Junho de 2019

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019

“Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16,11-20)

Na última semana, de 02 a 09 de junho, foi celebrada a Semana de Oração pela Unidade Cristã. Todos os anos cristãos ao redor do mundo têm se reunido em oração para o crescimento da unidade, buscando através da prece um ato contra as desigualdades que temos vivenciado em nossa sociedade, e em prol a harmonia para juntos darmos um testemunho em favor da justiça.Neste ano o tema escolhido foi “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16, 11-20).

Vivenciamos uma realidade na qual a corrupção, a ganância e as injustiças têm acentuado ainda mais as desigualdades e a divisão. A sociedade tem se direcionado cada vez mais ao egoísmo, a individualidade e a busca desenfreada pelo sucesso e vantagens particulares.

A corrupção tem sido experimentada em diferentes esferas – política, empresarial, religiosa – e com isso enfraquecido a justiça e a sua aplicação justa. Aqueles que deveriam promover a igualdade de direitos e proteger os mais pobres e fracos da sociedade acabam por fazer o oposto e acentuar ainda mais a desigualdade e as injustiças.

Cabe então as comunidades cristãs, que estão vivendo em meio a esse ambiente excludente, se mobilizar e promover essa conscientização aos seus fiéis, entendendo que como cristãos somos chamados a examinar as situações e não ficarmos indiferentes, para não sermos cúmplices de tudo isso que está acontecendo. E é através da unidade em Cristo que seremos capazes de combater as injustiças e ir de encontro as reais necessidades daqueles que mais precisam.

Buscando refletir sobre o tema foram promovidos em nossa Diocese alguns encontros nas regiões pastorais para que pudéssemos, juntos com nossos irmãos e irmãs cristãos, orar pela união, pela justiça e pela solidariedade.

Nas diferentes atividades realizadas pudemos celebrar juntos e refletir sobre a importância de promovermos a unidade. Somos todos membros do corpo de Cristo e chamados a buscar e tornar visível a justiça. É através dessa união que seremos capazes de tomarmos parte na luta pela igualdade, pelos direitos e na promoção da dignidade da vida, através do nosso compromisso com a misericórdia e a caridade.

Agradecemos a todas as comunidades que acolheram a ideia da realização dos encontros, aos padres que auxiliaram e dirigiram as atividades, ao nosso bispo diocesano pelo incentivo e apoio e a todos os pastores que aceitaram o convite de participar e celebrar conosco.

Que sejamos capazes de estender essa vivência em união além destes dias, e cada vez mais reafirmarmos o compromisso de buscarmos juntos a promoção da justiça e do amor de Cristo que nos une, nos inspira e nos envia.

Comissão Diocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso