Nova identidade visual da Pascom Diocesana

POSTADO EM 06 de Maio de 2019

A partir de agora a Pastoral da Comunicação da Diocese de Bragança Paulista tem uma nova logo marca em sintonia com a nova identidade visual da Pascom Brasil.

O processo de desenvolvimento da marca foi feito por uma comissão e a criação ficou a cargo de Adielson Agrelos, coordenador regional da Pascom Leste 1. A nova marca da Pascom Brasil tem como ponto de partida as palavras unidade, nacional, diálogo, humano, ondas, alegria, comunhão, sobriedade e cristianismo. Elas são surgem como marcos no caminho que foram fincados pela Comissão Nacional da Pascom em sua primeira reunião ordinária, realizada de 2 a 4 de novembro de 2018, em São Paulo.

Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, na apresentação do manual de identidade, afirma que ela é uma marca contemporânea, que comunica a identidade pastoral nestes novos tempos.

Simbologia –  Partindo das palavras chaves utilizadas na construção, a marca revela a identidade nacional do ser pastoral por meio das cores verde, azul e amarelos, em tons sóbrios. Uma onda em constante movimento perpassa toda a marca, gerando movimento, pois comunicar é um constante ato de relação. As ondas expressam a comunicação do mar com o humano, bem como as ondas digitais são uma das formais atuais de diálogo entre pessoas do mundo inteiro.

No processo de criação foi feita a opção por uma variação de logo tipográfico, inserido em um dos elementos o símbolo da assinatura visual da Pascom Brasil. Esse símbolo está repleto de significados. O Sol sem ocaso é o próprio Cristo que se dá por nós na cruz, símbolo do cristianismo. A cruz também é sinal da comunhão, um elo visível de união entre os cristãos. Ao fundo, uma rede com dezoito pontos que convergem para o grande ponto que é a cruz simbolizam os dezoitos regionais da CNBB, símbolo de unidade da Igreja no Brasil.

Com informações do site PASCOM BRASIL