Recuperar com urgência o profetismo.

POSTADO EM 18 de Julho de 2018

No Domingo dia 15 de julho de 2018 foi realizada a Celebração Eucarística de encerramento da XIX Semana Missionária dos Seminaristas da Diocese de Bragança Paulista. Dom Sérgio presidiu a celebração e concelebraram Pe. Epifânio,  Pe. Edilson e eu.

Todas as comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus se fizeram presentes. Considero importante ressaltar a homilia de Dom Sérgio na qual enfatizou a urgência do profetismo. A partir do comentário da primeira leitura afirmou que estamos negligenciando o múnus profético que é próprio do missionário.

O profetismo nos faz ter coragem de agir em nome de Deus e de chamar o povo a conversão.

O profeta não é conveniente com a injustiça e por isso denuncia toda realidade que não condiz com o plano de Deus ou que está longe de manifestar a sua vontade. É preciso ter coragem e denunciar as estruturas que não favorecem o bem comum assim como fez Amós denunciando a exploração dos pobres causada pelo rei e os sacerdotes. O profeta não anuncia a si mesmo mas a Palavra de Deus e proclama com esperança o novo tempo que virá na justiça e paz.

Também Dom Sérgio frisou a importância fundamental da missão.  A Igreja existe para a missão. O missionário vai ao encontro da realidade e movido por compaixão semelhante a Jesus e na força do seu Espirito anuncia o amor de Deus mas denuncia tudo aquilo que vai contra a vontade de Deus que é o Reino no meio de nós.

A percepção da realidade observada pelos seminaristas foi também lembrada pelo bispo: A Igreja em saída indo ao encontro nas periferias geográficas e existenciais sendo sinal do amor misericordioso de Deus que é capaz de escutar o clamor do povo por mais segurança e saúde, demonstrado nos pedidos feitos por melhor iluminação e sistema de saneamento básico.

O profetismo exige essa coragem e ousadia de denunciar dado pelo Espírito que é fruto do amor, isto é, da misericórdia experimentada de Cristo por todos aqueles que sofrem.

Na Igreja disse o bispo tudo esta para a missão. As buscas individuais de sucesso e ou mesmo as preocupações voltadas somente ao próprio movimento ou comunidade desfazem o sentido da unidade eclesial que é a missão.

Depois dessa reflexão a celebração seguiu seu rito ordinário.

No final da Celebração Eucarística, os seminaristas Alexandre e Josias fizeram o pedido para o Diaconato. A paroquiana Simone fez os agradecimentos em nome da Paróquia e ali representando também seu Pároco, o Pe. Francisco Gilson que não pode estar presente devido aos compromissos com o estudo, mas que foi lembrado com muito carinho e admiração pelo seu esforço em organizar as missões e demonstrar este cuidado para com o serviço pastoral na Igreja buscando qualificação.

Em nome do Seminário o seminarista Josias fez os agradecimentos.  Dom Sérgio conduziu o encerramento anunciando que a Semana Missionária do próximo ano será na Paróquia Menino Jesus e São Benedito. Pe. Edilson que é o Pároco deu as boas-vindas aos seminaristas demonstrando sua acolhida. E por fim Dom Sérgio deu a bênção final e em seguida foi oferecido um almoço de confraternização.

Agradeço o empenho e a dedicação dos seminaristas nestas missões e peço vossas orações por nós.

Que a Imaculada Conceição nossa querida Mãe e padroeira interceda por nós e nos ajude a vivermos cada vez mais comprometidos com o Reino sendo discípulos-missionários de Jesus Cristo.  Que recuperemos em nossa ação pastoral o profetismo.

Deus vos abençoe!

Pe. José Antonio Boareto