Dia Nacional de Combate à intolerância religiosa

POSTADO EM 12 de Janeiro de 2018

Convite da Dimensão para o Ecumenismo e Diálogo inter-religioso da Diocese de Bragança Paulista.

Dia Nacional de Combate à intolerância religiosa.

Ouvimos uma chamada e devemos responder: a chamada a romper a espiral do ódio e da violência, a rompê-la com uma única palavra: "irmão". Mas, para dizer esta palavra, devemos todos levantar os olhos ao Céu e reconhecer-nos filhos de um único Pai. (Papa Francisco)

Convidamos a todos e todas para um ato inter-religioso a "Cerimônia de Lavagem" que irá ocorrer no próximo dia 28 de janeiro na Paróquia Bom Jesus da Paradinha em Franco da Rocha à partir das 14h.

No dia 27 de dezembro de 2007 foi instituído o dia 21 de janeiro como Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa pela lei 11.635. A data faz memória do dia do assassinato da Yalorixá Mãe Gilda do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA), vítima da intolerância religiosa por ser praticante de religião de matriz africana.

O diálogo inter-religioso reconhece a possibilidade de que podemos juntos como filhos e filhas do mesmo Pai buscar caminhos comuns para realizar frutos de justiça e paz.

Em consonância com o Ano do Laicato que chama a Igreja para reconhecer sua vocação batismal de ser uma igreja em saída que anuncia o Reino através da promoção de uma cultura da paz e ainda em sintonia com a Campanha da Fraternidade queremos testemunhar que a Fraternidade nos chama a superação da violência pois Jesus disse que somos todos irmãos (Mt 23,8).

No caminho do diálogo e respeito sincero aos nossos irmãos e irmãs pedimos ao Pai que continue a nos abençoar nesta missão de promover a paz buscando superar o ódio através do amor.

Amém, Axé!

Deus vos abençoe!

Pe. José Antonio Boareto

Assessor da Dimensão para o Ecumenismo e Diálogo inter-religioso da Diocese de Bragança Paulista.