Programa Missão País: uma proposta de formação para as iniciativas missionárias no ambiente universitário brasileiro

POSTADO EM 07 de Junho de 2017

De 02 a 04 de junho, membros da equipe de colaboradores do Setor Universidades da CNBB se reuniram na cidade de Campinas- SP, no Seminário Maior Imaculada Conceição da Diocese de Bragança Paulista, para dar continuidade às articulações do Programa Missão País.

O programa nasceu sob a inspiração das diversas experiências de “Missão País” já existentes no mundo. Porém, para a realidade brasileira foi preciso amadurecer a reflexão a respeito de como o Setor Universidade poderá desenvolver tal proposta. Desde agosto de 2016, uma equipe de voluntários foi formada com este propósito.

Neste encontro de Campinas - SP, foram finalizados os orçamentos, plano estratégico de comunicação, modelagem da proposta formativa, em estilo EaD, e discutidas formas de sensibilização para a proposta.

Em comum, esta equipe possui a experiência de desenvolver ações missionárias no âmbito universitário. Dentre as ideias gestadas está a de, a partir de um mapeamento das experiências missionárias em âmbito universitário existentes no Brasil, oferecer formação para estas equipes organizadoras e também para aqueles que possuem o desejo de iniciar um projeto desta natureza.Durante o IV EBRUC, que acontecerá na cidade de Manaus-AM, entre 07 – 10/09, o Programa Missão País será oficialmente apresentado e sua primeira etapa de atuação será implantada.

Com este programa, esperamos colaborar com as iniciativas missionárias que se esforçam para anunciar o Cristo Ressuscitado, para a transformação social das realidades e para promover o diálogo com os areópagos da cultura e ciência no âmbito universitário.

Confiamos à Virgem Maria, primeira missionária, todos os nossos esforços e propósitos a fim de que durante o caminho não percamos o ânimo e perseveremos na unidade.

Por Valcir Moraes - Equipe do Programa Missão País - Setor Universidades