Nota da Diocese de Bragança Paulista sobre a PEC 241

POSTADO EM 21 de Outubro de 2016

A Diocese de Bragança Paulista, atenta ao momento sócio/político e econômicobrasileiro, em especial no que se refere ao encaminhamento, para aprovação peloCongresso Nacional, de Propostas de Emendas Constitucionais - PECs, de autoriado Governo Federal, particularmente a de número 241, manifesta preocupação e perplexidadeem relação a tal iniciativa, considerando o prejuízo inconteste dos DireitosSociais historicamente conquistados pelo povo brasileiro e, garantidos pelaConstituição Federal nos seus artigos 193 a 233, que tratam especificamente daordem social, implicando diretamente em prejuízos ao Sistema de SeguridadeSocial, subentendo-se ai as áreas de Saúde Pública – SUS, Educação, AssistênciaSocial – SUAS e Previdência Social. Somos favoráveis ao permanente controle dosgastos públicos, sempre e quando não firam e nem gerem consequênciasinevitáveis a nação brasileira, especialmente aqueles que sobrevivem comescassos recursos do minguado salário mínimo , ou seja, os mais pobres.

Somos ainda favoráveis a uma política alinhada com princípios éticos, capaz desuperar a lógica da corrupção que tanto tem afetado o desenvolvimento e acapacidade de atender as necessidades do nosso povo. Só uma política com esteviés é capaz de restituir confiança e credibilidade, mantendo sempre viva aesperança na justiça e na solidariedade.

Encorajamos,motivados por princípios evangélicos, os cristãos à participação políticapartidária como modo legitimo de preservar a verdadeira democracia, como bem dopovo – o bem maior.