Monsenhor Moacir Silva Arantes é ordenado bispo auxiliar de Goiânia

POSTADO EM 16 de AGOSTO de 2016

Cerimônia foi presidida pelo bispo emérito de Divinópolis (MG)

Fieis de diversas regiões do país participaram da missa de ordenação episcopal do monsenhor Moacir Silva Arantes, no sábado, 13 de agosto, na Igreja Matriz de São Bento, em Itapecerica (MG). Dom Moacir foi nomeado, pelo papa Francisco, bispo auxiliar de Goiânia, em 11 de maio.

O bispo emérito de Divinópolis, dom José Belvino, foi o ordenante. O bispo de Divinópolis, dom José Carlos, e o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, co-ordenantes. Também esteve presente na ocasião o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

Em sua homilia, dom José Belvino recordou que os bispos devem valorizar muito os sacerdotes, seus indispensáveis colaboradores. “São os sacerdotes que tornam visível a igreja universal nos lugares onde se encontram”, enfatizou.

Ainda, em seu discurso, o bispo emérito exortou para que dom Moacir seja um santo bispo “para a sua própria santificação, para o bem das almas, para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

No final da celebração, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, manifestou apoio ao novo bispo. "Dom Moacir nos ajudou muito na Comissão Vida e Família. Ele foi se inteirando cada vez mais e soube dar assessorias muito importantes. Certamente, agora como bispo dará continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo na Comissão, especialmente, com a encíclica Amoris Laetitia, do papa Francisco. Nós somos muito gratos pelo trabalho que ele realizou na CNBB", afirmou.

Na ocasião, dom Leonardo agradeceu ainda às comunidades da diocese de Divinópolis por mais um bispo. "A paróquia de Itapecerica agora tem o quarto bispo", disse. "Quero agradecer especialmente às comunidades, pois o bispo nasce em uma comunidade. Eles nasce em uma família, na experiência da fé", complementou.

Trajetória

Natural de Itapecerica (MG), o novo bispo nasceu em 03 de junho de 1969. Foi ordenado sacerdote em 14 de agosto de 1999.

Cursou Filosofia e Teologia em Belo Horizonte (MG). Em sua trajetória sacerdotal, atuou como pároco, administrador paroquial e vigário em seis municípios da diocese de Divinópolis. Também foi membro do Conselho Presbiteral, coordenador da Pastoral das Vocações e Ministérios da diocese, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar do regional Leste 2 e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

O lema episcopal de dom Moacir é "Com simplicidade de coração".

Com informações e foto da diocese de Divinópolis