Cardeal Orani Tempesta abençoa jogos Rio 2016

Cardeal Orani Tempesta abençoa jogos Rio 2016

POSTADO EM 08 de AGOSTO de 2016

Cardeal Orani Tempesta abençoa jogos Rio 2016

No santuário do Cristo Redentor, arcebispo acolheu o símbolo dos Jogos Olímpicos

O último dia de revezamento da tocha olímpica começou no santuário do Cristo Redentor, com a acolhida do arcebispo local, cardeal Orani João Tempesta. Aos pés do monumento mais conhecido do país, dom Orani abençoou a cidade e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Na acolhida, o arcebispo disse que carregava em suas palavras “os sonhos, as esperanças e as vozes de cada ser humano que vê nos Jogos Olímpicos um tempo para experimentar um mundo diferente e, mais do que isso, testemunhar que este mundo é possível, mesmo que a realidade de nosso tempo nos queira indicar o contrário”.

Dom Orani fez uma reflexão sobre o esporte, que “abre muitas portas para Deus” na contemplação do corpo humano em sua complexidade, na compreensão do significado da força de vontade e empenho, no aprendizado e vivência da dimensão do sacrifício e a colaboração. Ao lembrar dos Jogos Paralímpicos, ressaltou a superação dos limites inerentes à carreira destes atletas. Também salientou o legado esportivo nas ações em favor da ressocialização e reintegração de pessoas “marcadas por dependência ou marginalização”. “O esporte, enfim, é uma aguda interpelação sobre o tipo de mundo que estamos construindo, algumas vezes tão bélico, tão intolerante e desejoso de impor, através da violência, opiniões ou domínios”, disse.

Ao citar a mensagem do papa ao povo brasileiro por ocasião das Olimpíadas e das últimas edições da Jornada Mundial da Juventude (Rio 2013 e Cracóvia 2016), o cardeal destacou o desejo de “uma civilização onde reine a solidariedade” e da realização da busca da paz. “Por isso que, com alegria e esperança, acolho, aos pés do Redentor, em nome de todos os cariocas a tocha Olímpica”, afirmou.

Diante da chama olímpica, cardeal Orani lembrou das funções do fogo de aquecer, purificar e iluminar e fez uma prece. “Peço, portanto, ao Deus de Misericórdia que permita a pessoas e povos se deixarem impactar pela beleza olímpica e, com isso, aquecerem em si o desejo de paz e fraternidade. Que a união em torno dos esportes nos purifique dos sentimentos de violência, aniquilamento, extremismo e tudo mais que destrói a vida. Que, enfim, sejamos todos iluminados rumo à efetiva construção de um mundo de paz, justiça, concórdia e fraternidade”, rogou.

Depois do Santuário Cristo Redentor, o revezamento da tocha seguiu por alguns bairros da Zona Sul da cidade, como Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Urca, Botafogo e Flamengo.

Saiba quais as iniciativas da Igreja por ocasião dos Jogos Olímpicos.

Com informações e foto da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ)

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil