Nova Comissão da Pastoral Litúrgica e do Canto Pastoral

POSTADO EM 17 de Outubro de 2017

Aos que este comunicado virem, ou dele tomarem conhecimento

saúde, paz e benção no Senhor.

Comunico aos reverendíssimos senhores párocos, administradores paroquiais, vigários paroquiais, presbíteros com uso de ordem nesta Diocese, como também a todo povo de Deus que, a partir desta data, nomeamos por decreto, o Revmo. Padre Diego Braga Buoso, atualmente vigário paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Tanque, em Atibaia, Mestre de Cerimonias do Sólio Diocesano.

Integrarão a Comissão Diocesana sob sua presidência, o Revmo. Padre Tiago Rodrigues da Costa e o Revmo. Padre Danilo Teixeira da Silva. A referida comissão cuidará também da Pastoral Litúrgica e do Canto Pastoral, com formação nas regiões pastorais e paroquias da Diocese.

“Para que uma celebração, mormente quando presidida pelo Bispo, brilhe pelo decoro, simplicidade e ordem, é preciso um mestre de cerimônias, que a prepare e dirija, em intima colaboração com o Bispo e demais pessoas que têm por ofício coordenar as diferentes partes da mesma celebração, sobretudo no aspecto pastoral.

O mestre de cerimonias deve ser perfeito conhecedor da sagrada liturgia, sua história e natureza, suas leis e preceitos. Mas deve ao mesmo tempo ser versado em matéria pastoral, para saber como devem ser organizadas as celebrações, quer no sentido de fomentar a participação frutuosa do povo, quer no de promover o decoro das mesmas.

Procure que se observem as leis das celebrações sagradas, de acordo com o seu verdadeiro espírito, bem como as legítimas tradições da Igreja particular que forem de utilidade pastoral.

Deve, em tempo oportuno, combinar com os cantores, assistentes, ministros celebrantes, tudo o que cada um tem a fazer e a dizer. Porém, dentro da própria celebração deve agir com suma discrição; não fale sem necessidade; não ocupe o lugar dos diáconos ou dos assistentes, pondo-se ao lado do celebrante; tudo, numa palavra, execute com piedade, paciência e diligência...” (Cerimonial dos Bispos – Cerimonial da Igreja, p. 26, nº 34).

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, aos 16 de outubro de 2017.

Servo em Cristo,

Dom Sérgio Aparecido Colombo