COMO ENTORTAR A VERDADE DOS FATOS.

POSTADO EM 08 de Março de 2016

Já faz algum tempo que os noticiários nacionais nos colocam boquiabertos diante de desmandos relacionados ao dinheiro público ou de dinheiro repassado para facilitar caminhos na obtenção de benesses e facilidades em relação às obras públicas e outras sendas de influência e proveito. Servindo, também, para financiamentos de campanhas eleitorais. E pagando marqueteiros para que “vendam” candidatos.   Estamos chegando ao limite do absurdo: a afirmação é a de que dinheiro não contabilizado e não declarado conforme a Lei é um crime menor. Trata-se de um simples crime fiscal. Punido com multas. É um mero “caixa dois”! Isso, subliminarmente, não compromete a honorabilidade de quem pagou e de quem recebeu! Não quero cansar quem me lê, mas faço um apontamento de algumas afirmações trazidas nos jornais. Vamos a elas: - “Com faturamento de pelo menos R$ 340 milhões entre 2010 e 2014... o marqueteiro e sua mulher tinham uma contabilidade ‘simples e rudimentar’’... Eles não são corruptores, corruptos, intermediadores de dinheiro... Estamos diante de um ‘simples caso’ de sonegação fiscal... A origem de todo o patrimônio do marqueteiro é lícita... com exceção da offshore Shellbill (esta não era conhecida nem mesmo pelo escritório de contabilidade)... eles ‘conscientemente’ sonegaram uma informação nossa (do escritório de contabilidade) e do fisco”. Outro fato é a da informação de que uma contabilidade paralela de uma empresa, também envolvida na Operação Lava Jato, denominou de ‘acarajé’ a quantia que era repassada de forma não correta. O dinheiro sempre foi e sempre será um deus sedutor. Ele está ligado ao deus poder. O acúmulo perseguido está sempre na direção de aumentar o leque do domínio sobre as pessoas. A tentação de fundo não é dinheiro pelo dinheiro. Porque não dá para comer mais do que se aguenta, nem para vestir várias roupas ao mesmo tempo, nem para dirigir muitos carros ao mesmo tempo, etc. É aquilo que o dinheiro proporciona. Tal como o estabelecer dependência de pessoas. O que impressiona é o contorcionismo para explicar as situações. Isso é para mim comprovação de que existe algo de errado. Quando a resposta é simples e direta ela tem o caráter da veracidade. Aquilo que Jesus disse no Evangelho: “Seja o vosso ‘sim’ sim e o vosso ‘não’ não” (Mateus 5,37). É certo que a Lei prevê que o indiciado não é obrigado a oferecer provas que o incriminem. Mesmo porque ninguém pode ser considerado culpado enquanto não for julgado e condenado como tal. Chama a atenção, porém, a desfaçatez como se tenta ludibriar as pessoas. Tal como a afirmação de desconhecer quem depositou vultosa quantia em conta pessoal. Este “imbróglio” todo vai manchando o quadro de valores de nossa convivência. O velho ditado que “mentira tem perna curta” está com os dias contados. E faz lembrar aquilo que Voltaire, pensador francês, afirmava de forma pessimista (realista?): “A mentira repetida mil vezes torna-se verdade”! E mais: “Encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer o bem uma vez por ano”! A indignação diante de atitudes que solapam a credibilidade nos deve ajudar a atitudes que retirem a possibilidade dos achacadores, dos mentirosos e dos corruptos e dos corrompidos de todos os naipes a serem excluídos dos serviços de representação pública. Não pode haver lugar para essas pessoas nos encargos dos poderes Legislativo,  Judiciário e Executivo. Cabe sempre fazer o longo caminho da Educação, da formação da Consciência. Como um grande plantio a ser cuidado. Retirando as ervas daninhas, adubando, afofando a terra, providenciando a água.  Até chegar o dia da colheita! E ele chegará!