UM ANO NOVO FELIZ? COMO?

POSTADO EM 04 de Janeiro de 2016

Numa dessas tantas mensagens natalinas que chegam, um entrevistado fazia diferença entre os verbos esperar e esperançar. Afirmava ele que esperar se refere a uma atitude estática: eu espero algo sem que tome atitude; esperançar seria construir o que se espera. Não vou entrar na discussão se a afirmativa tem validade. Vou servir-me do sentido bíblico da virtude teologal da Esperança. Para situar-me na saga histórica do povo judeu, lembro a figura do patriarca Abraão. Sentindo-se convocado por Deus sai de sua terra sem saber para onde e onde ira firmar-se. Mais: idoso e com esposa estéril lhe é dada a esperança de uma descendência numerosa como as estrelas do céu e a areia das praias. Todavia, os leitores conhecem bem os fatos, cada vez que parece que a Esperança vai se realizar, ela não acontece! Mas ele não duvida continua seu caminho! Séculos passados, acontece o cativeiro da Babilônia.  Destruição, morte, humilhações de todo tipo! Surgem os profetas que anunciam ao povo cativo a sua redenção. Renasce a esperança da promessa feita a Abraão! O retorno traz a desilusão da não acolhida por parte dos que estavam na terra e as dificuldades da reconstrução. Os profetas continuam anunciando a certeza de um Redentor. Do Messias. O povo sonhava com um rei à maneira de Davi e Salomão. Os reis decepcionam. Fracos, pensam em si mesmos, são levados pela ganância. Continua a Espera do rei verdadeiro. Quando Este nasce revela-se um rei diferente: veio para servir. Não veio para dominar! Entrega a sua vida na morte dada aos malfeitores! Morre a Esperança? Não! Ela continua na vitória Dele sobre a morte! Olhando esta fundamentação da fé dos cristãos e baseados nela é que, a meu ver, podemos sim desejar-nos um Ano Novo Feliz! Certamente ainda estamos um bocado atarantados diante da maneira como os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo encaminharam os acontecimentos mais próximos do ano que se finda. Diante dos desafios e desacertos da Economia e da situação política que se esfarela, nossas autoridades maiores saem em férias! Como cidadão comum não consigo entender como protelar para depois do carnaval aquilo que deveria ser preocupação imediata? Sabe-se que a tranquilidade da economia só acontecerá com o equilíbrio da situação política. Enquanto não se aclarar toda a questão que envolve a responsabilização do Executivo quanto à condução do país e da permanência do presidente da Câmara Federal as coisas ficarão em ebulição. Penso que qualquer empresa que tivesse problemas de gestão teria nos seus responsáveis um trabalho intenso até que a situação ficasse, pelos menos, encaminhada. Parece que a Nação não precisa de pressa! Pode-se esperar! Esta espera , que significa demora, é ruim. Não sei se teremos como avaliar o prejuízo! Nossa Esperança é que, apesar de tudo, se encontrem caminhos que levem ao equilíbrio. Que se consiga vencer a estagnação da economia e a descrença nos que ocupam cargos públicos! Certamente temos uma chama de bom augúrio porque, de alguma forma, as instituições estão funcionando! Mas o país tem pressa! Sabemos que há gente que perdeu seu emprego. Sentimos que os preços se elevaram. Testemunhamos muitas placas de “Vende-se”, “Aluga-se”, etc. Como ter Esperança num quadro desses?  Se refletirmos à luz da opção religiosa, a Esperança deve ser construída na ação efetiva que cabe a cada um e ao todo da sociedade em fazer a própria parte. Este ano nos levará a mais um compromisso eleitoral. Escolheremos, em outubro, os prefeitos e vereadores de nossas cidades. Um excelente momento para colocar a Esperança em prática: buscar aquelas pessoas que, segundo nossa consciência, apresentem a melhor proposta para o Bem Comum. Não elegeremos perfeitos: escolheremos os que demonstram vontade de servir. O segredo está em cada um de nós: fazer a escolha daqueles que julgamos melhores! Pode a Esperança não se realizar plenamente porque falhas existirão. Mas teremos a consciência de ter feito a nossa parte. E isso nos comprometerá em auxiliar aqueles a quem demos nosso Poder a que cumpram da melhor forma sua missão.

Com isso o Ano Novo será Feliz! São meus votos a todos!