Na escuta do Outro - Pe. José Antônio Boareto

POSTADO EM 03 de Março de 2021

NA ESCUTA DO OUTRO

Em 2010, o Papa Emérito Bento XVI participou dos exercícios espirituais em preparação ao tempo da Quaresma. Neste ano o orientador dos exercícios foi o Padre Enrico dal Covolo, SDB. Estes exercícios aconteciam em sintonia com o Ano Sacerdotal (2009-2010) que estava ocorrendo na Igreja. Ele propôs ao Papa Emérito iniciar os exercícios espirituais buscando colocar-se numa atitude deescuta. (Cf. p. 09)

Retirado do primeiro livro dos Reis (3, 1-15), o texto escolhido foi o pedido que fez Salomão ao Senhor após acolher o convite feito para ser rei de Israel. Esta missão parece-lhe a mais importante de todas: “Dá, pois, a teu servo, um coração obediente, capaz de governar teu povo e de discernir entre o bem e o mal [...]”. (1Rs 3,9). Uma tradução fiel ao texto original deveria justamente dizer: “Dá-me, ó Senhor, um coração que escuta [...]”. (Cf. p. 09)

Pedir um coração obediente é querer um coração que escuta - “coração que escuta” (leb shomeá). O pedido de Salomão representa o estado da alma que procura acolher com profundidade o que o Senhor tem a dizer com sua Palavra. A Constituição Dogmática Dei Verbum lembra, citando o bispo Ambrósio, um autêntico leitmotiv da tradição patrística: “Quando rezas, és tú que falas com Deus; quandolês, é Deus que te fala [...]”. (Cf. p. 09)

Neste tempo propício à conversão, a oração é um exercício espiritual ncecessário. E como rezar? O método antigo da lectio divina, como o próprio nome sugere, oferece as lições de Deus. A lectio divina é cada vez mais indicada pelos Documentos da Igreja como caminho privilegiado para a formação espiritual do sacerdote, e era o ensinamento dos nossos Pais. (Cf. p. 19)

A lectio divina não é posterior à Sagrada Escritura, mas pode ser encontrada no interior dela. O episódio dos discípulos de Emaús demonstram-nos que apresença do Senhor ressuscitado que se faz próximo deles e lhes explica as Escrituras faz reacender em seus corações a nova esperança. Jesus é o Mestre dalectio divina. (Cf. p. 19-20)

Guigo II, prior da Grande Cartuxa (1174-1180), é o “codificador” definitivo deste exercício. Ele fez uma apresentação do método da lectio divina na célebre Carta “ao seu amantíssimo irmão Gervásio”, intitulada, também, “A escada de Jacó”. Diz Guigo: “Um dia ocupado em um trabalho manual” (...) “encontrei-me a pensar na atividade espiritual do homem” [...] A lectio divina é formada por quatro etapas fundamentais: lectio; meditatio; a oratio e a contemplatio. A lectio (ou leitura) é a x “doce escuta”; A meditatio (meditação) é fazer descer até o coração a Palavra; A oratio (oração) é o encontro do coração do homem com o coração de Deus, pois aoração é “obra do coração, não dos lábios, porque Deus olha não as palavras, maso coração do orante” (O diadema dos monges 1). E contemplatio (contemplação)inebria a alma sedenta com uma rajada da celeste doçura. (Carta 12). A contemplatio é o confronto vital com Deus Amor: um confronto que transforma em amor toda a vida do crente. E assim pode-se dizer como ensinava São Nilo: “Comminha vida eu interpreto as Escrituras”. (Cf. p. 20-25)

Em tempos de surdez à Palavra de Deus e ao outro como estamospresenciando em nossa sociedade atual, peçamos a graça da conversão àfraternidade e ao diálogo que levam ao compromisso de amor. Que este tempo seja favorável para este encontro com o Senhor na oração. Que peçamos a graça de um coração que escuta. Que possamos aprender a escutar com amorosidade a Palavra do Senhor, e sermos reconduzidos ao coração de Deus que nos envolve em sua Ternura de Pai fazendo-nos dóceis ao nosso próximo, àquele que é meu irmão eminha irmã.

Pe. José Antonio Boareto

PADRE ENRICO DAL COVOLO, S.D.B. Na escuta do Outro. Exercícios espirituaiscom Bento XVI. Brasília: Edições CNBB, 2013. 160p.