Disseminar a bondade, ignorar o ódio e sorrir todos os dias. 

POSTADO EM 31 de Dezembro de 2017

Por Pe. José Antonio Boareto


Disseminar a bondade, ignorar o ódio e sorrir todos os dias. 


Nesta frase temos três objetivos que são muito importantes a serem considerados. Três indicações para três atitudes práticas. As palavras precisam vir acompanhadas do gesto ou melhor as palavras devem comunicar o que nossas atitudes dizem.
Três práticas:
Disseminar a bondade: Quando penso em bondade logo me vem Santo Tomás de Aquino com seu pensamento sobre o que é ser bom. Para ele a bondade se manifesta quando se quer bem a qualquer um.
Em tempos de intolerância e ignorância como o nosso, me parece que esse qualquer um (que não significa aqui um diminuir a pessoa) não é bem qualquer um. Será que quero bem a quem não pensa igual a eu? Quem não crê como eu? Quem é diferente de mim?
Para ser bom é preciso buscar aquele que é Bom. Somente experimentando a bondade do Senhor sobre nós e não tendo medo de sentir o quanto Ele é Bom podemos também agir com bondade. Sejamos bons para qualquer pessoa e assim estaremos comunicando o amor de Deus aos seus próprios filhos e filhas que são nossos irmãos e irmãs.
Ignorar o ódio: a falta de amor leva ao ódio. Quando não se ama se odeia. Como falta amor aos pobres, como falta amor aos negros, como falta amor aos indígenas, como falta amor aos nordestinos, como falta amor as pessoas homossexuais, como falta amor aos casais de segunda união, como falta amor as pessoas que são oriundas de outras religiões, como falta amor aos pais, como falta amor aos filhos, como falta amor aos refugiados e migrantes, como falta justiça como equidade aos excluídos, como falta amor ao próximo e como se tem ódio.
O ódio é uma paixão desordenada. Os motivos pelos quais se odeia alguém podem ser muitos, alguns racionais, culturais mas na grande maioria psicológicos e também espirituais, ou seja, da perspectiva da fé cristã, aprendemos a amar os nossos inimigos e a rezar pelos que nos perseguem, a não pagar o mal com mal e a amar e a querer bem a todos e todas.
Para isto é necessário ignorar o ódio. Quantas coisas e situações nos ferem e nos machucam no dia-a-dia, mas não devemos alimentar em nós a vingança e mesmo o desejo de prejudicar o outro, isto só nos faz mal pois este mal permanece em nós.
Sorrir todos os dias: Isso mesmo, esse é o caminho para ser feliz. Mais que buscar a felicidade, ter a certeza que a encontrou. A alegria de viver é Jesus Cristo. Quem crê no seu amor e experimenta sua presença sabe que Ele está junto em todos os momentos. A tristeza pode vir nos visitar mas ela é passageira pois a alegria é permanente.
A alegria do Senhor é nossa força e é nele que coloco toda minha confiança. A presença do Senhor na vida é semelhante a rocha na qual a casa é construída. Pode vir a chuva, o vento, a tempestade, a casa não cai porque está sobre a rocha.
As vezes nem tudo são flores e só alegria. Quantas vezes devido as diversas situações que passamos sentimo-nos como um pedaço de taquara e ou bambu: enverga mas não quebra.
É que o humor é curativo. A alegria faz bem. Torna tudo leve e possível. A alegria é como mel sobre os lábios que desmancha o rosto sisudo e a cara de limão azedo.
O humor renova o espírito, traz paz e é um modo de protesto. Nada mais transformador e com força de mudar que a alegria. A aparente fraqueza do riso modesto tem poder de fazer repensar estruturas carregadas de legalismo e moralismo.
Sorrir todos os dias não significa apenas todo dia mostrar os dentes (riso) mas em estar num estado de perfeita alegria que consiste em confiando em Deus crer em sua misericórdia e viver feliz mesmo em meio as maiores dificuldades.
Três atitudes simples mas que cada um de nós pode realizar para que assim possamos mais que falar da bondade e da alegria do Senhor experimentá-las em nossas vidas e comunicar aos outros.
Vamos disseminar a bondade, ignorar o ódio e sorrir todos os dias!
Alegrai-vos no Senhor!
A alegria do Senhor seja vossa força!
Sorria Jesus te ama!
Siga sempre sorrindo!

Feliz 2018!
Deus te abençoe!

Image title


© Copyright 2018. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil